ElringKlinger investe R$ 20 mi em expansão

autopeça Fachada da empresa em obras: nova planta. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

A fabricante de autopeças ElringKlinger anunciou ontem investimentos de R$ 20 milhões para expandir a fábrica de Piracicaba. A previsão é criar 40 novos empregos diretos. O valor do investimento será empregado na construção de uma planta industrial de 5.000 metros quadrados e na compra de máquinas e equipamentos para a fabricação de módulos plásticos de engenharia, como tampas de comando de válvulas, coletor de admissão e tampas plásticas para transmissões.

Segundo Fernando Petrolino, diretor-presidente da ElringKlinger do Brasil, a nova unidade atenderá tanto o constante crescimento da demanda como novas tecnologias. “O investimento gerará, consequentemente, avanço econômico na região de Piracicaba, cidade que há mais de 20 anos nos acolheu. A ElringKlinger vem investindo na unidade brasileira, com ampliação da capacidade de produção e em novos equipamentos, trazendo a renovação tecnológica alinhada aos preceitos da indústria 4.0”, completa.

Com mais de 135 anos, o grupo ElringKlinger está em 21 países, conta com 9.000 colaboradores e 49 unidades no mundo todo. Na América Latina, está presente no Brasil e no México, ambas as unidades foram inauguradas em 1997 em Piracicaba e Toluca, respectivamente.

O projeto de ampliação da unidade de Piracicaba contou com o apoio da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) – ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo – em todo o processo de assessoria tributária e ambiental.

“Apoiar uma empresa consolidada, referência no seu segmento, é uma enorme satisfação para nós da Investe São Paulo. Nosso suporte é mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento econômico de Piracicaba e, consequentemente, do Estado, porque gera emprego, desenvolve a cadeia de fornecedores e logística”, destaca Sérgio Costa, diretor da agência paulista.

RETOMADA – Costa afirma observar o crescimento na quantidade de de empresas interessadas em investir no Estado de São Paulo e diz ver a região de Piracicaba como muito promissora. “É uma região que reúne condições interessantes como universidades, boas escolas, cursos técnicos, localização privilegiada do ponto de vista logístico e mão de obra especializada. Nós também temos um relacionamento muito bom com a prefeitura, o que facilita o andamento dos projetos”.

(Rodrigo Guadagnim)