Em 7 dias, mais de 300 moradores de rua foram acolhidos

Segundo prefeitura, 192 foram a Casa de Passagem e 108 ao Albergue Noturno. (foto: Amanda Vieira/JP)

Em uma semana, as unidades da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) de Piracicaba de acolhimento à população de rua, atendeu 300 pessoas em situação de rua que buscaram abrigo contra o frio na cidade.

De acordo com a pasta, desde a queda das temperaturas, o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) intensificou a abordagem aos moradores de rua, orientando sobre os locais onde é possível dormir, se alimentar e tomar um banho.

Segundo os dados da assessoria de imprensa da pasta, do dia 4 (quinta-feira) até a terça-feira (9), 192 pessoas buscaram a Casa de Passagem, enquanto outras 108 recorreram ao Albergue Noturno.

A Casa de Passagem e o Albergue Noturno são locais de pernoite de pessoas em situação de rua, sendo que a primeira acolhe pessoas que moram em Piracicaba ou tenham algum vínculo com a cidade e o segundo acolhe trecheiros, itinerantes migrantes ou imigrantes. Para ser atendido em ambos, é necessário portar documentos para entrada e, em caso da falta deles, é preciso apresentar Boletim de Ocorrência da perda, para conseguir o acesso.

AÇÕES

De acordo com a Smads, aliado aos serviços já existentes em Piracicaba, a Secretaria Municipal vai intensificar suas ações para que ninguém fique na rua, conforme explica a secretária Eliete Nunes. “O que a prefeitura quer é que todo mundo esteja acolhido, num lugar quentinho, com cobertor, tomando banho, comendo, pra que a gente não tenha nenhum prejuízo a integridade física e psicológica destas pessoas. Por isso, nestes dias mais frios, incrementaremos esta ação, disponibilizando mais um veículo para reforçar o trabalho do Seas e levar estas pessoas para estes dois locais.”

No total, a Smads tem cinco serviços direcionados à população em situação de rua da cidade e que funcionam o ano inteiro. Há o Seas, o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), o Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS), a Casa de Passagem e o Albergue Noturno.

Beto Silva
[email protected]