EMEI Prof. Almir de Souza Maia: homenagem a um grande educador

O núcleo habitacional Parque dos Ipês Roxo, Amarelo e Branco, localizado na região da Vila Sônia, em Santa Teresinha, foi inaugurado em junho de 2017. Trata-se de empreendimento do Minha Casa Minha Vida, construído sob a coordenação da Caixa Federal, com apoio da Prefeitura de Piracicaba e da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional.

O novo bairro tem 720 apartamentos destinados exclusivamente às famílias de baixa renda, que contaram com subsídios dos governos federal e estadual e, ainda, com incentivos fiscais da Prefeitura. Dentro do planejamento, os moradores foram beneficiados com a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil, com capacidade de atender pelo menos 200 crianças (0 a 5 anos). Os investimentos federais foram de R$ 2,5 milhões, cabendo à Prefeitura a sua criação e funcionamento, com a contratação de professores, fornecimento de material e merenda. A escola foi criada pelo Decreto Municipal 17.245/2017 e funciona desde fevereiro deste ano.

Por iniciativa do então vereador Pedro Cruz, a Câmara Municipal aprovou a Lei Municipal 8.544/2016, denominando a escola de Prof. Almir de Souza Maia, numa justa homenagem a um grande educador, que adotou Piracicaba como sua cidade. Aqui permaneceu por 37 anos até seu falecimento, em maio de 2015. Durante boa parte de minha carreira, exerci o cargo de professor de Economia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), onde tive o prazer de conviver com o professor Almir Maia.

Mineiro de Pirapetinga, graduou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e veio para Piracicaba em 1978, para exercer a função de diretor do Centro de Ciências Biológicas e Profissões de Saúde da Unimep. Sua carreira na Unimep foi brilhante: vice-diretor e diretor do Instituto Educacional Piracicabano; vice-reitor da Unimep até assumir a Reitoria, em 1986, onde permaneceu por 16 anos. Durante seu mandato foi estruturando suas atividades, sempre com preocupação com a melhoria e qualidade do ensino, com a formação dos alunos e de seus professores. Esse trabalho contribui para o reconhecimento da universidade como Centro de Referência Universitária no Estado.

Seu curriculum é extenso e reconhecido. O que marcou muito foi seu jeito mineiro de administrar, tratando bem a todos, ouvindo sugestões e críticas, com comportamento democrático. Gostava muito de participar de atividades fora da universidade, colaborando com ações e programas sociais, esportivos e culturais da Prefeitura e da cidade. Vale destacar suas atividades como membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e do Conselho Nacional de Educação do MEC, com presença e atuação colaborativa entre outras ações não menos importantes.

Tenho orgulho de ter convivido com o prof. Almir na Unimep e nos meus dois mandatos como prefeito. Justa a lei que denominou de Prof. Almir de Souza Maia a escola infantil do Parque dos Ipês Roxo, Amarelo e Branco. Ao mesmo tempo que descerramos a placa de inauguração da nova escola, perpetuamos o seu nome. Os alunos dessa nova escola infantil vão poder dizer com satisfação e orgulho que estudaram na escola pública que tem um grande patrono: Prof. Almir de Souza Maia.

É prefeito de Piracicaba,

Barjas Negri.