Empem sedia recital Aquarelas do Brasil

Cantora Érika Andrade Cantora Érika Andrade

A Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) recebe hoje, às 19h30, o recital “Aquarelas do Meu Brasil”, com a dupla de voz e piano Érika Andrade e Chiquinho Costa. A apresentação acontece na Sala Dr. Mahle e os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla, ao valor de R$ 10.

O recital, que tem duração aproximada de uma hora, promete trazer ao público a diversidade da música brasileira, de Alberto Nepomuceno a Chiquinha Gonzaga, dentre outros, a representatividade da variação da gama de cores nacionais.
“Aquarelas do Meu Brasil” reúne canções eruditas já conhecidas do público, mas também resgata canções esquecidas pelo tempo, que retratam a vida sofrida e humilde do sertanejo, como “Luar do Sertão, de Luiz Gonzaga. A dupla entona o folclore, as crendices, contos e causos típicos do Brasil, o que convida a plateia a cantar, rir e chorar com o espetáculo, apaixonando-se novamente pela música nacional.

Érika Andrade é soprano. Cursou atuação no Conservatório Carlos Gomes e é bacharel em canto lírico pela Unicamp. Com um amplo trabalho internacional, chegou a ser solista nas óperas “Bastien und Bastienne”, “Dido and Aeneas”, “Gianni Schicchi”, entre outras. Participou também do programa “Prelúdio”, exibido pela TV Cultura – uma espécie de show de calouros para jovens que interpretam música erudita – e foi premiada no “VIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes”, no qual recebeu a Medalha Carlos Gomes, outorgada pela Câmara Municipal de Campinas.

José Francisco Costa, mais conhecido como Chiquinho, não fica atrás em talento e experiência. É mestre em artes e doutor em música pela Unicamp, além de ser extremamente atuante no cenário erudito de Campinas. Auxiliou, como pianista ensaiador, na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, além de ser o pianista oficial do “Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos”.

 

SERVIÇO
Recital “Aquarelas do Meu Brasil”. Hoje, às 19h30, na Empem (R. Santa Cruz, 1155, Bairro Alto). Ingressos: R$10. Informações: (19) 3422-2464.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br