Emprego na indústria tem saldo positivo

ciesp Setor criou 150 vagas em novembro, diz Ciesp. (Foto: Claudinho Coradini/ JP)

O nível de emprego na indústria em Piracicaba no mês de novembro apresentou resultado positivo segundo os dados divulgados ontem pela diretoria regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). De acordo com os números da entidade, a variação ficou em 0,30%, o que representa aumento de aproximadamente 150 postos de trabalho no mês. Já no acumulado do ano, o percentual foi de 2,31% representando um aumento de cerca de 1.100 vagas. O relatório aponta ainda que nos últimos 12 meses, o acumulado é de -0,35%, significando uma queda de aproximadamente 250 postos de trabalho. O desempenho da diretoria garantiu o 5º lugar no ranking das diretorias regionais paulistas, No ano passado, o desempenho do setor mantém a diretoria a 30ª colocação.

O nível de emprego industrial da diretoria regional do Ciesp em Piracicaba – que engloba oito cidades – no último mês foi influenciado pelas variações positivas dos setores de máquinas e equipamentos, veículos automotores e autopeças e produtos químicos, que foram os setores que mais cresceram na região, segundo o diretor titular Fábio Vitti. Quando comparados os meses de novembro nos dois últimos anos, 2018 apresenta um cenário melhor, pois no ano passado o resultado foi negativo em -1,65%.
Para Vitti, o desempenho da cidade se deve ao prolongamento da safra de cana que se estendeu até dezembro, o que também vai garantir o fechamento positivo do ano.
O gerente regional do Ciesp em Piracicaba, Homero Scarso, disse que as expectativas também são positivas para o próximo ano. “É preciso transformar expectativa em questões efetivas e isso demora um pouco”, afirmou. Os diretores do Ciesp de Piracicaba irão participar de uma reunião com o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, na Capital, em janeiro.

REGIONAL – A pesquisa Nível de Emprego Regional realizada em parceria entre as regionais do Ciesp e a Fiesp (Federação das Indústria do Estado de São Paulo) tem por objetivo acompanhar a evolução do emprego na indústria paulista. A análise dos dados do nível de emprego no mês de novembro em relação ao mês anterior nas 35 diretorias pesquisadas apresentou resultado positivo em oito delas, negativo em 26 e praticamente estável um uma. entre as diretorias com resultado positivo, as que mais se destacaram foram Santos, Araçatuba, Santa Bárbara d‘Oeste, Rio Claro e Piracicaba.

(Beto Silva)