Encontro discute influência da mulher na cultura

Mulheres piracicabanas se reúnem hoje, às 19h, no Hotel Occitano, para discutir a influência e contribuição cultural do papel feminino no contexto da família e da sociedade. O evento, denominado Mulheres semeadoras de cultura, conta com três palestras: Semeando cultura, colhendo (cons)ciência, proferida pela bióloga com pós-doutorado em neurociências e professora da Universidade de Michigan (EUA), Carol Fuzeti Elias; Do direito ao voto às grandes conquistas, o papel disseminador da mulher, por Rosângela Camolese, secretária da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo); e A mulher atleta e o esporte como transformação, tema que será abordado pela ex-atleta da seleção brasileira de basquete, campeã mundial e medalhista olímpica, Magic Paula. A entrada é gratuita.
 
O evento será mediado por Andrea Zámolyi Park, diretora de assuntos corporativos da Caterpillar, e por Patrícia Fuzeti Elias, vice-presidente do Icen (Instituto Cecílio Elias Netto), além de um corpo de debatedoras formado por Adriana Brasil, Bebé Salvego, Carmela Pereira, Ednalva Inês Corrêa Souza, Érica Aparecida de Fátima dos Santos, Helaine Carrer, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, Marcela Costa, Regina Souza, Sueli Regina Chiaranda e Luciane Venturini.
 
De acordo com Patrícia, o intuito do evento é valorizar a mulher e reuni-las em um só momento. “Queremos recolher depoimentos de mulheres sobre o significado de semear cultura, que é mais ampla, não só como expressão artística. O encontro que estamos promovendo, com certeza, irá beneficiar a luta em prol do engrandecimento da cultura local. O importante para compor esse projeto é ter mulheres de diferentes perfis e áreas de atuação”, explicou.
 
O conteúdo de conclusão das palestras e debate, somado ao acervo do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, integrará o livro “Mulheres, Semeadoras de Cultura”, editado em português e inglês, que retratará a contribuição, os avanços culturais e as conquistas sociais da mulher, além de panorama histórico do gênero, sua relevância nas artes, ciências, esportes e em várias outras áreas da produção e do conhecimento humanos. O evento de Piracicaba encerra o ciclo de palestras e debates que também incluiu as cidades de Campo Largo, no Paraná, e Sete Lagoas, em Minas Gerais, também sintetizados na obra.
 
“Acredito que o evento vai agregar muito pela experiência que fizemos em outros estados. Foi um grande sucesso, porque deu oportunidade a mulheres de diferentes classes sociais a se manifestarem. Essa é a nossa pretensão: ouvir a mulher, dar oportunidade para que ela se manifeste. Isso desperta o silêncio. Embora a mulher já tenha muitas conquistas, ainda há muito o que se fazer. A mulher, onde estiver, tem atuação importante ao longo da história”, disse Cecílio Elias Netto.
 
O encontro é promovido pelo Icen, com apoio da SemacTur e conta com o patrocínio da Caterpillar, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
 
 
SERVIÇO — Encontro de Mulheres de Piracicaba Mulheres, semeadoras da cultura. Hoje, 19h, no Hotel Occitano (rua Marcelo Vacchi, 100, Morumbi). Entrada gratuita. Confirmação de presença pelo e-mail sueli@icen.org.br. Informações: (19) 3302-7668.