Engenho Central sedia encontro sobre turismo e negócios na Serra do Itaqueri

Serra do Itaqueri Serra do Itaqueri é polo turístico que oferece diferentes atividades de lazer, cultura e gastronomia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba)

Nesta quinta-feira (28/03), acontece o II Oportunidades de Negócios da Serra do Itaqueri. O encontro, a ser realizado das 9h às 13h, no Teatro do Engenho, tem por objetivo reunir agências de turismo e demais profissionais da área para a apresentação de seus trabalhos. A entrada é gratuita. As atividades desenvolvidas variam entre debate com tema “Turismo e hospitalidade”, realização de networking entre os empresários, exposição dos atrativos turísticos e cadastramento de novos parceiros.

A ação organizada pela Regionalização Turística da Serra do Itaqueri, em parceria com a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), visa atrair hoteleiros para gerar acordos comerciais entre as agências de turismo dos municípios participantes, além de realizar o lançamento do site oficial e mapa turístico.

Desde 2013 a cidade de Piracicaba, acompanhada de 12 municípios da região, Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha, desenvolvem programas e atividades voltados a eventos gastronômicos, comerciais e reuniões mensais.

A Regionalização foi criada em 2009, quando gestores públicos e empresários dessas cidades formaram o Conselho Regional da Serra do Itaqueri, governança oficial reconhecida pela Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo. O intuito é valorizar os recursos turísticos de cada município e fomentar o turismo regional.

A Serra de Itaqueri congrega inúmeras possibilidades de turismo. A Regionalização atua em prol do crescimento ordenado e participativo, entre o poder público e a sociedade civil. A sustentabilidade da atividade turística em todos os aspectos é essencial para que os municípios, atrativos e profissionais conquistem seus espaços no cenário regional e nacional.

Por ser composta por diversas cidades, o polo turístico oferece diferentes atividades de lazer, cultura e gastronomia. O relevo acidentado forma um ambiente propício ao contato com a natureza, com cachoeiras, prática de esportes náuticos, trilhas e represas para pesca. Outro ponto que costuma atrair visitantes é a presença de fontes minerais medicinais, além da grande variedade de hospedagem e da preservação da cultura caipira, com festas regionais, quermesses e o turismo rural. Para finalizar o leque de opções disponíveis, a região é conhecida por ser um dos maiores polos gastronômicos do interior paulista, além de atrair também empresários para a prática do turismo de negócios.

SERVIÇO – II Encontro Oportunidades de Negócios da Serra de Itaqueri. Quinta-feira (28/03), das 9h às 13h, no Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2635.