Entidade realiza brechó literário em janeiro

Doações de livros podem ser feitas durante todo o ano. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Para a manutenção do trabalho voluntário em Piracicaba, o CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza em 25 de janeiro brechó literário, das 9h às 14h, na rua Ipiranga, 806, no Centro.
Os livros vendidos no brechó são arrecadados por meio de campanha o ano inteiro. As doações podem ser feitas na própria instituição, todos os dias, das 8h às 18h.
De acordo com Eliane Soares, porta-voz nacional do CVV, entre os custos de atuação da entidade estão contas de água, luz, IPTU, telefone e cursos de capacitação dos voluntários em São Paulo.
“Hoje somos em torno de 40 voluntários. Com o número 188, atendemos pessoas do Brasil todo. É totalmente gratuito, considerado telefone de urgência e emergência”, conta Eliane.
O CVV atua na prevenção ao suicídio. “O foco do trabalho é o atendimento às pessoas que estão passando por um momento difícil na vida, depressão, solidão e pesamento suicida. Por meio da conversa, coloca para fora tudo que sente, sem julgamento, crítica ou aconselhamento”, explica.
Os voluntários recebem treinamento de capacitação antes de começarem as atividades na entidade e durante sua atuação. O CVV segue a metologia do psicólogo humanista Carl Rogers.
“Nesse momento de desabafo, ela pode ser totalmente autêntica, não precisa se identificar, nem [falar] de onde [é]. Ela pode falar tudo que está precisando botar pra fora. Esse falar autêntico é curativo”, enfatiza Eliane.
Outra forma de renda do CVV é a promoção de palestras e eventos. Em decorrência da campanha Janeiro Branco, que visa colocar em foco temas da saúde mental, a unidade do CVV em Piracicaba realizará o evento “Tristeza, Depressão e Suicídio: Compreendendo e Prevenindo”, em 18 de janeiro, a partir das 9h, na avenida Centenário, 546.
Serão palestras com especialistas na área, como a psicanalista Maria Trench de Oliveira, a psicóloga Eliana Zanatta e o psiquiatra Roosevelt Cassorla. Para participar, é necessário inscrever-se pelo link criado no Facebook ou pelo WhatsApp abaixo. Os ingressos estão no valor de R$40 (período da manhã) e R$ 70 (período integral).
Para ser voluntário do CVV, os interessados devem enviar e-mail para [email protected], se cadastrar no site cvv.org.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99922-4111. O próximo curso de capacitação será realizado nos dias 29 de fevereiro e 1º
de março.
“O suicídio tem aumentado muito, principalmente entre o público jovem. E acreditamos que o nosso trabalho do dá esperança de que tudo vai passar e que ela não está sozinha”, ressalta.

Andressa Mota
[email protected]