Entidades conscientizam sobre Semana do Autismo

A partir desta segunda-feira (2), o IAP (Instituto Autismo de Piracicaba), Espaço Kairos de Vida e Saúde e Auma (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) se unem para a realização da “Semana de Conscientização do Autismo” em Piracicaba. As atividades são gratuitas e voltadas para diversos públicos com a intenção de explicar e sensibilizar a população sobre o que é o TEA (Transtorno de Espectro Autista). A abertura da programação acontecerá com sessão especial de cinema para crianças e jovens autistas no Shopping Piracicaba, às 10h, com palestra com Eliana Borelli com o tema “Autismo, aspectos práticos e teóricos”, na Câmara dos Vereadores, às 13h30.
 
Segundo a diretora e psicopedagoga do IAP, Eliana Saliba Piacentini, ter uma sessão especial de cinema para cerca de 110 pessoas autistas é uma forma importante de inclusão, principalmente por se tratar de uma animação (Pedro, o coelho). “O cine Araújo nos deu uma oportunidade ótima de inclusão. A sessão será com as luzes acesas e um som um pouco mais baixo e o motivo é simples: muitas das crianças têm problemas com pouca luz, som alto e multidão. O cinema preparado para eles é uma forma deles se acostumarem com o espaço e, quem sabe, um dia, irem numa sessão normal”, disse Eliana.
 
“A palestra (na segunda à tarde) é uma oportunidade para dar mais impacto e sensibilização na sociedade, bem como tentar expandir as ações de inclusão na cidade”, diz Eliana. Para a pedagoga e representante do Espaço Kairos e Auma, Marilice Mello, a semana é importante também para conscientizar as famílias dos autistas. “Hoje as famílias têm medo de assumir o autismo, porque é preciso que ela conheça, compreenda e aceite e, assim, consiga mostrar que os autistas podem, sim, conviver na sociedade”, afirmou Marilice.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO—O cronograma de atividades da semana que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) seguem no Senac Piracicaba, das 18h30 às 21h30, na terça-feira (dia 3), com a palestra “Nutrição e Autismo”, ministradas pelos especialistas Alessandra Siqueira, Marcia dal Medico e Marcos Almeida Marques; na quarta-feira (4), com o tema “Transtorno do Espectro Autista”, com a médica Debora K. M. Aprilante; quinta-feira, 5, com mesa redonda, com especialistas em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educador físico e musicistas que trabalham com autismo.
 
O encerramento das atividades será no domingo (8), com caminhada saindo do Mercadão Municipal até Praça José Bonifácio, onde acontece recreação para as crianças. Os interessados em participar desta e de outras atividades da Semana devem ligar para (19) 3371-4697.