Entidades lançam campanha por voto consciente

Campanha Lançamento de campanha ocorreu ontem com representantes de entidades. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) lançou ontem a campanha “ Eleitores Unidos por Piracicaba e Região – Vote consciente” com o objetivo de incentivar os eleitores a refletirem sobre as eleições deste ano. A ação é conjunta com a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e similares de Piracicaba e região) e o Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba). No lançamento da 5ª edição, que começa nesta segunda-feira (3), os representantes das entidades defenderam a eleição de candidatos da cidade e região e rechaçaram a preferência a candidatos de fora bem como a abstenção.

O presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, disse que a campanha tem dois objetivos básicos, o primeiro é conscientizar sobre a pesquisa do candidato, seu histórico, projetos e sobretudo o compromisso dele para com a cidade e região. Em outro momento, destaca Furtuoso, reforçar a necessidade de ter representatividade na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado. “É importante que a população tenha consciência de que o Brasil precisa passar por uma grande transformação”, apontou.

Para o presidente da Coplacana, Amarildo Antônio Bortoletto, é preciso aumentar a representação de Piracicaba no Legislativo. “ Hoje temos dois representantes e poderíamos ter quatro”. afirmou justificando a importância da campanha diante do “governo desestabilizado”. A falta de uma sociedade politizada e a dificuldade de acesso às informações são apontadas pelo presidente do Sinesp, Roberto Chamma, como mais um ponto positivo para a campanha. Os dirigentes defendem o voto distrital ( sistema em que cada membro do parlamento é eleito individualmente nos limites geográficos de um distrito pela maioria simples ou absoluta dos votos).como alternativa para evitar parte dos problemas alertados pela campanha.

COLA — A campanha vai contar com distribuição de material impresso em jornais e revistas, jingle nas rádios e distribuição de panfletos em pontos onde há concentração de pessoas como terminais de ônibus, empresas e comércio. A intenção dos organizadores é chegar a toda população de Piracicaba, principalmente dos cerca de 286 mil eleitores piracicabanos. No verso do material produzido há uma cola para que o eleitor lembre dos seus candidatos no momento do voto, no dia 7 de outubro.

No material informativo, é divulgado o endereço eletrônico do TSE (Tribunal Superior de Eleitoral), que, no link divulgacandcontas. tse.jus.br, que apresenta informações detalhadas sobre os 25 candidatos registrados na cidade, sendo dez deputados federais e 15 estaduais. A campanha começa na segunda-feira e vai até o dia 30 de setembro.

(Beto Silva)