Entrega das medalhas de Mérito Cultural acontece hoje

medalha Dupla Craveiro e Cravinho recebe Troféu Fabiano Rodrigues Lozano 2018. (Foto: Jaira Magri)

O Teatro do Engenho sedia hoje, às 19h30, cerimônia de entrega das medalhas de Méritos Cultural e Empresarial e do Troféu Fabiano Lozano 2018. A iniciativa é uma forma de a prefeitura, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), reconhecer as pessoas que se destacaram na cultura durante o ano e as empresas que apoiaram projetos idealizados pelo município nas mais diversas áreas. A escolha dos nomes foi feita por comissões nomeadas pelo prefeito Barjas Negri, por meio de decreto. O evento desta noite terá a apresentação da OEP (Orquestra Educacional de Piracicaba), regida pelo maestro Ivan Bueno.

medalha
Fotógrafo Claudinho Coradini,do JP, também ganha prêmio. ( Foto: Amanda Vieira /JP)

As Medalhas de Mérito Cultural serão outorgadas a Vera Lúcia Gutierrez (Medalha Umberto Silveira Consentino — Artes Plásticas), Waldir Belluco (Medalha Professor Olênio de Arruda Veiga — música), Pedro Mendes da Rocha (Medalha Serafino Corso — Arquitetura), Elda Nympha Cobra Silveira (Medalha Professora Branca Motta de Toledo Sachs — Literatura), Felipe de Menezes (Medalha José Maria Carvalho Ferreira — Artes Cênicas), Cláudio Coradini (Medalha Cícero Corrêa dos Santos — Artes Visuais), Estefani Durrer Freitas (Medalha Iris Ast — Dança) e Joaquim de Oliveira Fornasiero, o Juninho Caipira (Medalha João Chiarini — Tradições Populares). O Troféu Fabiano Rodrigues Lozano será entregue à dupla de música caipira Craveiro e Cravinho.

A Rede Drogal, IBS Mudas, Instituto Embelleze, Óticas Carol, Sicredi (Instituição Financeira Cooperativa) e Suco Prats destacaram-se como parceiras do Poder Público no estímulo e realização de projetos em áreas da cultura, esporte, turismo, meio ambiente, educação, agricultura e saúde e recebem nesta terça-feira Medalha de Mérito Empresarial.

Conforme a titular da SemacTur, Rosângela Camolese, essas premiações visam valorizar os artistas locais e as empresas que colaboram com ações do município. “Os nomes e empresas indicadas foram criteriosamente analisadas e votadas pelos membros da comissão”, explicou.

APRESENTAÇÃO — Com do maestro Ivan Bueno, a Orquestra Educacional de Piracicaba apresenta hoje canções como Finlândia, Marcha Triunfal, Parque dos Dinossauros e Dança Eslava. O conjunto é formado por mais 70 músicos e tem proposta pedagógica e metodológica que permite a inclusão de pessoas a partir dos 10 anos de idade, independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento ou conhecimentos musicais. O repertório do grupo é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos, como a música popular brasileira, pop-rock, trilhas sonoras, entre outros gêneros.

SERVIÇO — Cerimônia de entrega das medalhas de Méritos Cultural e Empresarial e do Troféu Fabiano Lozano 2018. Hoje, às 19h30, no Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3413-8526.

( Da Redação)