Equipe Ascapi viaja em busca do título brasileiro com 4 atletas

esporte A equipe piracicabana está confirmada com quatro canoístas em Foz do Iguaçu. ( Foto: Marcela Teixeira )

A equipe da Ascapi/Selam (Associação de Canoagem de Piracicaba) está em Foz do Iguaçu (PR) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom (1ª Divisão, Copa Brasil e 2ª Divisão). O evento começa nesta quinta-feira (11), com a seletiva para as provas internacionais, e termina no próximo domingo (14). A competição é organizada pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e terá como palco o Canal de Itaipu.

O grupo piracicabano que viajou para o Paraná é formado pelos atletas Bruno Cataldo, Denis Quellis, Pedro Aversa e Thiago Serra, que vão competir na 1ª Divisão. Eles representam a cidade nas categorias C1 (canoa individual), C2 (canoa dupla) e também na disputa por equipes. Além dos canoístas, viaja também para o Paraná Germano Zaniboni, que vai integrar o departamento de arbitragem.

A Ascapi encara uma sequência de competições desde setembro. Os atletas já estavam concentrados no Complexo Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, onde treinaram e participaram do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, entre os dias 24 e 30 do mês passado. “Os treinos foram pesados no início e terminaram no nível exato para o Brasileiro. As expectativas são boas, pois, nas provas anteriores, os atletas mostraram constante evolução, correspondendo ao que foi treinado”, explicou o técnico.

Controlar a ansiedade e o aspecto emocional também fazem parte da preparação para a competição, que é o principal objetivo da equipe no ano. Além da briga pelo título, a Ascapi busca a participação em eventos internacionais, vagas que podem vir através da Seletiva Nacional. “A parte emocional é trabalhada com as simulações das provas. Deixamos claro para eles que o que é feito no treino deve ser feito na competição. A pressão é do próprio atleta, que sabe da importância do campeonato”, disse Gustavo.

PROGRAMAÇÃO

Sem tempo para descansar após o término da competição deste fim de semana, a equipe piracicabana embarca na sequência para Três Coroas (RS), onde vai disputar entre os dias 19 e 21 outubro o Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano de Canoagem Slalom.

( Líder Esportes)