Equipe do Águia da PM é homenageada pelo governador

O major Edgard, capitão Tomazela e os sargentos Duarte, Pedro (mecânico) e Júlio

Os policiais militares que fazem parte da equipe do helicóptero Águia receberam nesta segunda-feira (11), a medalha da Defesa Civil que foi concedida pelo governador, João Doria (PSDB), e o secretário estadual da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. Os tripulantes foram reconhecidos pela atuação no grupo de resgates em Brumadinho. Foram homenageados o major Edgard, capitão Tomazela e os sargentos Duarte, Pedro (mecânico) e Júlio. A solenidade foi realizada no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo é reconhecer e estimular o bom trabalho dos policiais que atenderam ocorrências de destaque.

O programa foi instituído por meio da resolução (nº8) da SSP no dia 29 de janeiro deste ano e tem como objetivo reconhecer e estimular o bom o trabalho dos policiais. Mensalmente, 20 policiais das três polícias são homenageados pelas ações de destaque em prol da segurança da população. Esta foi a primeira edição do programa.

Na ocasião, também foram agraciados policiais militares, civis e dois técnico-científicos. “Esse programa é a valorização profissional de cidadãos simples e anônimos que saem de casa todos os dias para servir”, destacou o general Campos.

A equipe formada pelo capitão Rasera , sargentos Constantino e Giovani foram designados para continuar na segunda semana de missão em Brumadinho.

“É com muita satisfação que estamos homenageando o excelente trabalho desses profissionais, especialmente os que estiveram em Brumadinho para ajudar”, afirmou o governador.

Do total de 54 homens, 44 são do Corpo de Bombeiros e 10 são tripulantes do Comando de Aviação da PM, além de dois cães farejadores. Dos policiais científicos, foram homenageados dois médicos legistas, dois atendentes de necrotério e três auxiliares de necropsia.

A tropa paulista contou com o apoio de dois helicópteros, 12 viaturas, drones, um caminhão com material operacional, 400 kits de identificação de DNA e todo equipamento necessário para os trabalhos na região.

OPERAÇÕES DA PM

O governador também destacou os excelentes resultados das operações realizadas até o momento, como a São Paulo Mais Seguro e Rodovia Mais Segura. Juntas, as sete ações detiveram 1.154 pessoas e recapturaram 670 procurados da Justiça.

Foram realizadas 400.568 abordagens, além da apreensão de 454,3 quilos de drogas e 132 armas ilegais. Mais de 212 mil veículos foram vistoriados. A PM também recuperou 414 veículos produtos de roubo ou furto. Nas sete operações, houve uma média de 10 aeronaves e 7.109 viaturas empregadas nas ações.

Foram 19.447 pontos de locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para combater o crime. Também houve reforço do policiamento em terminais de ônibus e aeroportos.

 

Texto: Cristiani Azanha