Policiais foram treinados para uso do drone (Claudinho Coradini/JP)

A partir de agora, a equipe da base do Águia de Piracicaba passará a contar com o drone nas atuações policiais. O primeiro voo foi feito na tarde de quinta-feira (9), em Piracicaba.

O equipamento faz parte do programa Dronepol, com inserção de drones no sistema Olho de Águia para transmissão de imagens em tempo real ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar (Copom, divulgado pelo Governo do Estado, em abril de 2019.

O capitão Thiago Tomazela disse que os drones foram enviados aos Núcleos de Aeronaves não-tripuladas, que ficará na Base de Aviação do Águia. “O drone está pronto para uso e todos os policiais estão treinados para atuar em diversos tipos de missões em apoio ao policiamento urbano, Corpo de Bombeiros, 10o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Sejam missões programadas ou emergenciais”, explicou.

Segundo ele, o equipamento pode ser usado em algumas situações no lugar do helicóptero Águia. “Tem algumas missões específicas que pelos atributos que tem o drone, pois não é tripulado e tem dimensão reduzida, obviamente não expõe a vida de pessoas, pois não tem tripulação. Pode ser usado em uma eventual rebelião no presídio, manifestações públicas, reintegração de posse, polícia ambiental, ocorrências com reféns, artefatos explosivos, entre outros”, afirmou Tomazela.

O capitão explicou que apesar do drone ter a possibilidade de operar a quilômetros de distância de seu operador, em Piracicaba o equipamento será operado do visual do policial por segurança. “É versátil, voa por aproximadamente 25 minutos, se precisar de reposição troca-se a bateria e pode ser usado novamente de imediato. Realiza filmagem, fotos com alta definição e zoom”, completou o policial. “O núcleo da Base de Aviação dá suporte técnico e manutenção de outros núcleos da Polícia Militar no Estado. Atuamos nos 52 municípios que fazem parte do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba”, enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + 3 =