‘Era momento de fazer mudanças’, avalia Cléber Gaúcho

futebol O zagueiro Doni e o atacante Kaio Lucas atuaram no jogo contra o Rio Claro. (Foto: Claudinho Coradini /JP)

Com a derrota por 2×1 para o Rio Claro, no último sábado (22), no Barrão da Serra Negra, o XV de Piracicaba terminou a primeira fase da Copa Paulista na terceira colocação do Grupo 2, com 17 pontos ganhos. Foi o primeiro revés do Nhô Quim sob o comando do técnico Cléber Gaúcho, que defendia uma invencibilidade de seis jogos na competição. Com os desfalques e jogadores poupados, o Alvinegro iniciou a partida com seis alterações no time titular em relação ao jogo anterior, contra a Ferroviária.

“As mudanças causaram um efeito negativo, mas era o momento ideal para fazê-las. Precisávamos colocar alguns atletas em condição de jogo, como Vinícius Simon e Doni. Corremos o risco em relação aos dois, tanto é que o Simon ‘afogou’ e tivemos que substituí-lo, enquanto o Doni aguentou mais um pouco. O Pereira estava com um edema no joelho e optamos preservá-lo. Independente das várias alterações, que acabam mexendo com a estrutura da equipe em relação às características de atletas, nós esperávamos algo melhor. O primeiro tempo foi razoável, mas o segundo foi muito abaixo e a equipe do Rio Claro se aproveitou disso”, disse Gaúcho.

O XV de Piracicaba estreia contra o Taubaté, sexta-feira (28), às 20h, no Barão da Serra Negra. Depois, visita o Ituano

Na próxima fase, o Nhô Quim integrará o Grupo 8, ao lado de Ituano, Novorizontino e Taubaté. A definição das datas e horários dos jogos aconteceu nesta segunda-feira (24), em reunião realizada na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol). O XV de Piracicaba estreia contra o Taubaté, sexta-feira (28), às 20h, no estádio Barão da Serra Negra. Depois, visita o Ituano, enfrenta duas vezes o Novorizontino, sendo a primeira em casa, recebe o Ituano e encerra a participação fora de casa contra o Taubaté.

Na segunda fase, as equipes se enfrentam em turno e returno, totalizando seis jogos dentro dos grupos. Avançam para as quartas de final as duas agremiações melhores classificadas dentro de cada chave. O lateral-esquerdo Samuel, com uma lesão completa no ligamento colateral lateral do joelho esquerdo, seguirá o processo de recuperação sem necessidade de cirurgia. O Alvinegro pode substituir seis atletas da lista de inscritos até a próxima sexta-feira (28).

BASE

Pela terceira rodada da terceira fase do Campeonato Paulista, as categorias sub-17 e sub-20 do XV de Piracicaba empataram seus jogos por 1×1, em confrontos realizados no último fim de semana. Jogando em casa, a equipe juvenil do Nhô Quim saiu atrás no marcador, mas conseguiu empatar a partida contra o Primavera aos 10min do segundo tempo com Hian Garcia. O resultado deixou o Alvinegro na terceira colocação do Grupo 21, com apenas um ponto ganho, seis atrás de Santos e Novorizontino, que ocupam a zona de classificação.

O time sub-20 do Nhô Quim foi a São Paulo para encarar a Portuguesa, e vencia a partida com gol de Érison, mas cedeu o empate aos 50min do segundo tempo. O Alvinegro é o terceiro colocado do Grupo 14, com três pontos somados, e depende apenas de suas forças para conquistar a classificação. No próximo sábado (29), as duas categorias voltam a campo para encarar os mesmos adversários. Pela competição juvenil, a partida será realizada às 10h, em Indaiatuba, enquanto os juniores se enfrentam às 15h, no Barão da Serra Negra.

( Líder Esportes)