Esalq e Acipi criam indicador para analisar vendas no varejo

Pesquisa, desenvolvida pela ACIPI e estudantes da Esalq/USP, foi lançada na quinta feira (19) (Crédito: Divulgação)

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), lançou, anteontem, o IVV-P (Índice de Vendas do Varejo de Piracicaba), que tem como objetivo analisar a variação e o comportamento das vendas no varejo piracicabano. Inovador no município, o projeto de pesquisa e extensão é desenvolvido em parceria com alunos da graduação de Economia e Engenharia Agronômica que integram o Grupo Pet-Gaea (Programa de Educação Tutorial Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luizde Queiroz”/USP).

A metodologia, idealizada a partir do índice de Laspeyers modificado, avalia, por coleta, de dados mensal, cinco categorias empresariais: Alimentício, Vestuário, Higiene e cuidados pessoais, Automotivo e Habilitação. Cada uma destas cestas contém sete produtos do comércio varejista comunidades padronizadas, escolhidos por relevância no cotidiano. Os resultados permitem, portanto, o conhecimento dos setores que obtiveram destaque em determinado mês, com base nas variações das vendas observadas. Segundo o presidente daAcipi, Luiz Carlos Furtuoso, a ideia do índice consiste em desenvolver uma avaliação do que realmente acontece no mercado local. “Teremos um termômetro do setor
de atuação. A pesquisa fará uma radiografia de Piracicaba e essas informações passam a ser úteis para que possamos avaliar nossos negócios. O índice não inclui valores, apenas unidades de cada
item, para sabermos se a demanda deles está aumentando ou não”, ressaltou.

Eliana Tadeu Terci, docente da Esalq e responsável pelo novo índice disse que “esse projeto proporciona uma oportunidade de contato com empresas de Piracicaba, desenvolvendo um trabalho
que seja útil a elas. Uma das metas da universidade é estreitar relacionamento com as empresas”.

Entre os objetivos do levantamento está obter um panorama sobre o perfil do comércio e a economia do município, impactando positivamente a classe empresarial de Piracicaba, concedendo mais credibilidade ao setor varejista e contribuindo para a visibilidade e desenvolvimento local. A pesquisa também possibilita aos empresários conhecerem o seu segmento, o comportamento do consumidor, traçarem um planejamento efetivo de suas ações, além de auxiliar nas tomadas de decisão dos negócios.
A Novelo Auto Peças foi uma das empresas convidadas para participar do IVV-P e responder a variação mensal de vendas. “O projeto vai contribuir muito, porque não temos um índice base do nosso segmento no município. A nossa decisão tem que ser baseada em algo e saber como está o mercado é fundamental nesse processo”, disse a diretora Maria Antônia Novello.