Esalq tem mostra de desenhos de artista plástico autodidata

autodidata Paulistano Silvio Zocchi, que mora em Piracicaba há 30 anos, é o autor das obras. (Gerhard Waller)

 

Um dos 15 trabalhos expostos na instituição de ensino. (Gerhard Waller)

O artista plástico autodidata paulistano Silvio Sandoval Zocchi, morador de Piracicaba há mais de 30 anos, expõe 15 trabalhos que realizou ao longo das últimas três décadas — a maioria na época em que era estudante de Agronomia —, na mostra Retratos de uma Alma Inquieta, que será aberta segunda-feira, às 20h, na praça ao lado da Central de Aulas da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A exposição poderá ser vista gratuitamente até 2 de setembro, diariamente, das 08h às 22h.

As obras expostas são ampliações dos desenhos originais feitos em folhas A3 e A4 para painéis de 1m x 1,4m. “Quando eu não estava muito bem, sentia a necessidade de desenhar, mas não sabia o que desenhar, então eu fazia traços naturalmente, sem saber o que iria sair. Eu alterno muito as cores e percorro vários locais do papel”, explicou Zocchi. Para ele, a arte que produz é como uma válvula de escape para a própria timidez.

Ele contou que passou por um período de “oscilação, depressão e solidão” e foi a arte que o ajudou. “Quero mostrar para as pessoas que, apesar de um longo período de sofrimento, há, sim, a possibilidade de encontrar a felicidade e estabilidade emocional”, afirmou, acrescentando que esta é a primeira exposição que realiza.

“Imagino que vou causar uma certa inquietude nas pessoas que aparecerem para apreciar a minha arte. Espero que fiquem curiosos, compenetrados e que, de alguma forma, reflitam sobre minha arte”, disse ele, que é professor do departamento de Ciências Exatas da Esalq e também produziu dois murais para a Atmos Paraquedismo, no Aeroporto Pedro Morganti, em Piracicaba.

A mostra é realização da Esalq, por meio da CCEx (Comissão de Cultura e Extensão Universitária), SVECEx (Serviço de Cultura e Extensão Universitária), Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz e da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo).

SERVIÇO — Exposição Retratos de uma Alma Inquieta. Abertura: segunda-feira, às 20h, na Esalq (avenida Pádua Dias, 11, Agronomia). Visitação: até 2 de setembro, diariamente, das 08h às 22h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3429-4100.

 

(Leonardo Benedito )