Escola de Piracicaba oferece aulas gratuitas de dança

mulher dançando Aulas de dança integram balé clássico, música e artes visuais (Foto: Paulo Munhoz)

A Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e o Cammino Núcleo de Dança oferecem aulas gratuitas de balé, de movimento lúdico e de corpo e movimento para crianças, adolescentes e adultos nesta quarta-feira (27/03). As aulas são ministradas pela coreógrafa, dançarina e professora Greice Arthuso.

De acordo com Monica Santana, coordenadora administrativa e pedagógica da Empem, os encontros têm como proposta fortalecer as expressões artísticas, integrando balé clássico, música e artes visuais, com influência do Método Feldenkrais (metodologia que integra o sistema da educação somática e trabalha a interação do sistema nervoso central com o sistema muscular e seus enlaces). Neste contexto, a estruturação corporal é trabalhada por meio da respiração, afinamento dos movimentos das articulações e rolamentos corporais.

Ainda segundo Monica, as aulas ocorrem toda última quarta-feira do mês. As próximas estão agendadas para os dias 24/4, 29/5 e 26/6.

GREICE ARTHUSO – Foi em 1988, em Piracicaba, que Greice Arthuso iniciou os estudos na dança. Estudou balé clássico em São Paulo, com Sasha Svettelof, e desde 2000 pesquisa princípios da dança Butô, com José Maria Carvalho. Também na capital paulista fez a formação do método Feldenkrais (educação somática), com Cecília Gobeth. Participou como dançarina no Raça Cia. de dança de São Paulo, dirigida por Roseli Rodrigues (2002). Paralelo as outras atividades, dirigiu a In-Pacto Cia. de Dança em Piracicaba (2002 a 2006).

Foi integrante do Viver Núcleo de Dança Pesquisa e Criação, dirigido por José Maria Carvalho, participando como dançarina-intérprete de projetos aprovados pelo Programa Municipal de Fomento à dança para São Paulo.

Em 2012, foi contemplada com o projeto Tronco no Véu, no ProAC-04 – “Concurso de apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança no Estado de São Paulo”

No ano passado, concluiu pela Unip (Universidade Paulista) o curso de Licenciatura em Artes Visuais.

SERVIÇO – Aulas gratuitas de balé, de movimento lúdico e de corpo e movimento. Quarta-feira (27/03). Às 16h15, para crianças de 8 a 11 anos. Às 17h30, para adolescentes de 12 a 15 anos. Às 18h30, para adultos a partir dos 16 anos de idade. Na sala Diva Castro, na Empem (rua Santa Cruz, 1155, Bairro Alto, em frente ao Senac). Informações: (19) 3422-2464.