Escola tem distribuição de 1.000 poesias hoje

Mais de 1.000 poesias serão distribuídas hoje, às 13h30, para 350 alunos da Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes, em comemoração ao antigo Dia da Poesia, 14 de março, quando nasceu o poeta brasileiro Castro Alves, em 1847. Atualmente, após decreto federal, o Dia da Poesia é celebrado em 31 de outubro, aniversário de Carlos Drummond de Andrade. A distribuição de poesias acontece por integrantes do Clip (Centro Literário de Piracicaba), atividade realizada há 13 anos pelo grupo. O evento na escola, nesta quarta-feira, terá, ainda, varal e declamação de poemas e apresentações musicais e teatrais.
 
 
Todos os anos, desde 2005, o Clip comemora o Dia da Poesia entregando, voluntariamente, cestas com poemas escritos em papéis. De acordo com a escritora piracicabana Ivana França de Negri, integrante do Clip, já foram distribuídas poesias, por exemplo, na Praça José Bonifácio, na Estação da Paulista, no Hospital Unimed e na Santa Casa, para os funcionários e internados; na Galeria Giannetti e na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
 
 
Para Ivana, a atividade em uma unidade escolar é fundamental para conscientizar crianças e adolescentes quanto à importância do ensino cultural. “Os alunos vão participar declamando, fazendo um varal de poesias, com músicas populares de compositores brasileiros, além de teatro. Se os alunos não forem incentivados, se perdem”, disse Ivana, que escreveu as poesias a serem distribuídas junto de outros membros do Clip, como Carmen Pilotto, Leda Coletti, Madalena Tricânico, Lidia Sendin, Aracy Duarte Ferrari, Elda Cobra Silveira, Maria de Lourdes Sodero Martins, Raquel Delvaje e Silvia Oliveira.
 
 
Segundo a diretora da Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes, Christina Aparecida Negro Silva, a peça a ser encenada pelos alunos nesta tarde tem como personagem principal um pato que nasceu com olhos e patas azuis, diferente dos irmãos. “Por ser distinto, poderia não ser aceito, mas a família o abraçou, achou bonito e o valorizou” explicou. A Escola Estadual Dom Aniger Francisco de Maria Melillo também estará representada na ocasião, com alunos para cantar em coral.
 
 
“Todos os alunos protagonizaram tudo, desde a confecção do cenário do teatro, participação das peças, escolha dos poemas. Eles se envolvem com a atividade. Estamos dentro dos quatro pilares da educação: conhecer, fazer, ser e conviver. Por isso, o Dia da Poesia entra no pilar da convivência”, finalizou Christina.