Escolas municipais e estaduais fecham na sexta-feira para eleição

escolas Escolas locais foram cedidas para processo eleitoral. ( Foto: Claudinho Coradini /JP)

Escolas municipais e estaduais alteram suas rotinas amanhã (26), para que as unidades estejam preparadas para o segundo turno das eleições, que ocorrem no domingo (28). Em Piracicaba, as 59 escolas da rede estadual estarão à disposição da Justiça Eleitoral, assim como as 36 unidades da rede municipal, num total de 95 estabelecimentos de ensino. Para que as escolas sejam preparadas às eleições, estudantes municipais e estaduais não terão aulas.

Nas unidades estaduais, a partir das 8h, começa a preparação das seções eleitorais com apoio das equipes gestoras e demais servidores. Segundo assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado, na segunda-feira (29), todas as unidades escolares funcionarão normalmente. Cada unidade estadual irá definir a reposição de aulas, com a participação dos conselhos de escola, de acordo com a legislação pertinente e com a aprovação da Diretoria Regional de Ensino.

As escolas municipais também estarão fechadas a partir das 8h, para montagem das seções, colocação de sinalização referente à indicação das seções e acessos em todo o prédio, afixação de cartazes, listas de cabines, orientação e treinamento do pessoal das escolas para o dia do pleito. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Educação, os servidores administrativos, docentes e diretores devem comparecer ao estabelecimento de ensino amanhã, no sábado (27) e domingo (28). Segundo decreto municipal, os servidores prestarem serviços à Justiça Eleitoral nas eleições terão assegurado um dia de dispensa de ponto a cada sete horas trabalhadas. Na segunda-feira, o expediente será normal para professores, funcionários e terceirizados, porém as aulas serão retomadas às 10h, após limpeza e higienização das escolas, além da reorganização das salas. A assessoria não informou a data da reposição das aulas.

(Eliana Teixeira)