Escritório em casa é cada vez mais comum

Com o uso de criatividade é possível aproveitar diversos ambientes do lar para acomodar o home office. (foto: Divulgação)

É cada vez mais comum que os profissionais troquem o ambiente empresarial pelo escritório em casa, mais conhecido como “home office”. Mais do que uma questão de flexibilização do expediente, essa alternativa de trabalho também faz com que os funcionários produzam mais, já que o ambiente confortável de casa promove o fim do estresse no trânsito para chegar ao escritório e ainda permite uma melhor qualidade de vida, com maior tempo para a família e para interesses pessoais.

Justificativas e elogios à parte, é sempre importante pensar em um lugar especial em casa para se dedicar ao trabalho, onde você possa se concentrar e se sentir confortável.

De acordo com a arquiteta Fernanda Angelo e com a designer de interiores Elisa Meirelles, é perfeitamente possível encaixar o escritório em qualquer cantinho da casa ou apartamento, basta uma boa dose de criatividade e inspiração.

Para Fernanda, versatilidade deve ser primordial, principalmente nos espaços menores e sem possibilidade de grandes mudanças. Não é necessário tem um cômodo unicamente dedicado ao escritório. “Com um projeto bem pensado, podemos eleger um cantinho para ser transformado em um escritório prático, charmoso e que transmita a concentração importante para trabalhar. Basta escolher os móveis certos para cada ambiente”, diz a especialista.

NO CLOSET

O closet, dentro do quarto, lugar onde não há muito trânsito de pessoas, pode ser a alternativa perfeita para resolver a questão do silêncio, tão necessário para algumas pessoas para desenvolver um bom trabalho.

A ideia de Fernanda e Elisa é a instalação de uma mesa em laca brilhante branca, foi posicionada estrategicamente ao lado do armário. “Assim, quando não estiver trabalhando, a moradora pode utilizar o móvel como uma penteadeira”, afirma Elisa. Aposte também na iluminação natural ao aproveitar a janela, se o local dispor, posicionando a mesa bem em frente a ela.

NO RACK DA SALA

Criatividade e mais criatividade. Se faltou espaço mesmo, que tal usar o próprio móvel da sala como mesa para o home office? Para isso, provavelmente será necessário mandar fazer o móvel sob encomenda, de forma que se encaixe no ambiente e também possa guardar documentos e outros objetos quando a mesa não estiver sendo utilizada para o trabalho.

Não deixe de instalar gavetas para manter tudo organizado e sempre pense na funcionalidade do projeto.

Qualquer modificação deve estar de acordo com os planos dos moradores (foto: Divulgação)

PROVISÓRIO

Ainda é possível aproveitar qualquer outro ambiente do lar se os móveis forem pensados para serem flexíveis e facilmente movimentáveis. Em um dos projetos da dupla Fernanda e Elisa, pensado para um jovem casal, os armários são móveis flexíveis, caso eles queiram transformar o ambiente em um quarto de bebê no futuro.

Qualquer modificação deve estar em conformidade com os planos dos moradores. “A harmonia dos elementos atua diretamente na missão de transformar o morar e trazer felicidade na vida das pessoas. Isso nos motiva”, afirma Fernanda Angelo.

Mariana Requena
[email protected]