Espaço Cultural do Fórum sedia mostra Apap e Amigos

Está disponível para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h, no Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato, da comarca de Piracicaba, a exposição Apap e Amigos. Realizada pela Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), a mostra, que fica no local até 2 de março, é composta por 25 quadros e uma escultura, produzidos por 11 integrantes da Associação e outros dois artistas convidados.
 
 
Os quadros, de acordo com o presidente da Apap, João Benatti, são de tema livre. Ele explicou que a exposição une obras acadêmicas, que retratam paisagens, e contemporâneas, de estilo moderno, que mostram figuras humanas ou abstratas. A única escultura da mostra é feita com arame e papel, formando corpos humanos. Ainda segundo Benatti, as técnicas utilizadas na produção foram óleo sobre tela, acrílica sobre tela, tecido em tela e aquarela.
 
 
São autores das obras expostas Gracia Nepomuceno, Vera Gutierrez, Silvia Dionisio, Regina Villara, Maria Gobet, Sonia Barros, Arlete Brito, João Benatti, Carlos Valerio, João Matos, Danilo Mônaco e os não associados Cledimar Rodrigues e Erasmo Spadotto. “Queremos atrair os amigos para expor junto conosco, por isso o nome dado à mostra. A Apap está aberta para receber obras de outros pintores e escultores nas exposições que fazemos durante o ano”, afirmou o presidente da Associação.
 
 
Há seis anos expondo no Fórum, Benatti explicou que o intuito é levar a arte até o visitante do espaço. “Lá, muitos não têm acesso ou não se interessam por esse mundo artístico. O objetivo, então, é ir até o expectador. Muitas vezes, a pessoa não vai até o Fórum para ver arte, mas acaba se deparando com as pinturas. Ela vai ao local de cabeça cheia para resolver problemas e, vendo as obras, acaba alegrando seu dia”, disse. E acrescentou. “A arte sai um pouco fora do cotidiano, da vida controlada e quadrada, na qual sempre se faz a mesma coisa. A arte quebra a rotina. É prazeroso para o ser humano ver trabalhos bem feitos e bonitos.”
 
 
Organizadora da agenda artística anual do Fórum, Eliana Spadotto conta que este tipo de movimento humaniza o ambiente, deixando-o mais “leve”. “As pessoas que comparecem ao Fórum podem encontrar soluções dos seus problemas na arte, por isso inserimos a arte nas pessoas e as pessoas na arte. Enquanto ela espera a audiência, pode distrair a mente e se acalmar um pouco”, comentou, complementando que os funcionários do prédio do Poder Judiciário, inclusive, sentem faltam quando esse tipo de exposição se encerra.
 
 
Além disso, segundo ela, a ocasião é uma oportunidade de valorizar artistas da cidade, disponibilizando o espaço para que mostrem seus trabalhos.
 
 
SERVIÇO — Exposição Apap e Amigos, no Espaço Cultural do Fórum (rua Bernardino de Campos, 55, Bairro Alto). Visitação: até 2 de março, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. Entrada gratuita. Informações: (19) 99726-8293 ou (19) 3433-4177.