Espaço Pipa faz Semana da Síndrome de Down

O Espaço Pipa realiza ao longo desta semana uma série de encontros para discutir políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência junto a sociedade em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). A primeira atividade será hoje, às 14h, na sede da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), com objetivo de trocar experiências sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
 
Um exemplo de inclusão no mercado de trabalho acontece na Havan Piracicaba. Por meio de parceria com o Espaço Pipa, Isabele Ferreira da Conceição e Letícia Dinardi Tozi, ambas de 24 anos, conseguiram vaga de trabalho na unidade, onde estão desde agosto de 2016. “É uma parceria importante de política de inclusão”, disse a assistente de RH, Isabella dos Santos Andrade da Costa.
 
Na loja, Isabele e Letícia ajudam na organização geral de produtos, bem como da reposição dos mostruários em frente aos caixas. “Este já é meu segundo emprego. Já trabalhei um ano numa loja de roupas no shopping. Me sinto bem à vontade e sempre que necessário ajudo os clientes”, disse Isabele. “Gosto muito deste emprego. Com ele posso comprar presentes para minha irmã e também ter as coisas que gosto, entre elas passear bastante”, completou Letícia.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO—O Espaço Pipa realiza outras atividades ao longo da semana. Amanhã, às 14h, no prédio anexo da Câmara, haverá uma palestra com o tema “Vamos conversar sobre Direitos”, com o educador e pedagogo Daniel Nascimento. A intenção é debater as perspectivas de transformação da sociedade em seus diferentes contextos para a promoção da inclusão.
 
O tema Educação com foco nas discussões de casos e de situações reais vividas será abordado nesta sexta-feira (23), à partir das 8h, no CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba), sendo aberto ao público, porém direcionado a professores de qualquer etapa da educação pública ou privada. “Todos os temas abordam políticas públicas que muitas vezes não são atendidas, mesmo tendo lei existente para isso. Nosso trabalho é discutir a inclusão de forma plena e efetiva além de buscar a valorização das pessoas com Síndrome de Down”, afirmou Euclidia Fioravante, presidente do Espaço Pipa.
 
 
 
SOCIAL—Sábado (24), às 15h, a entidade realiza a 8ª edição do Tricnic, no Armazém da Cultura “Maria Dirce de Almeida Camargo”, na Paulista. O objetivo é conscientização sobre a riqueza da diversidade, por meio de atividades como música, dança, capoeira e brincadeiras. A programação tem aprovação do Fumdeca (Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente). As atividades são gratuitas.