Espaço une arte e autoconhecimento na cidade

O Floreia Espaço de Arte, em Piracicaba, oferece aulas de teatro, arco e flecha, capoeira e yoga, além de organizar encontros para realização de constelação familiar e psicanálise. Apesar das aulas serem pagas, algumas atrações hospedadas pelo espaço são gratuitas, custeadas pelo Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (Proac-SP).

O espaço, fundado há cerca de dois anos pelos atores Raphael Taglialegna e Mariana Defendi, tem foco nas artes, principalmente no teatro, mas realiza também atividades ligadas ao conhecimento interior e ao cuidado do corpo e mente. Um exemplo disso é a constelação familiar, encontros que fazem cada vez mais sucesso entre quem acredita que sua árvore genealógica tem a mostrar mais do que apenas nomes, sendo uma forma de analisar as energias recebidas das gerações passadas e como elas afetam a vida do indivíduo hoje.

De acordo com Raphael Taglialegna, proprietário do Floreia, a ideologia do espaço é utilizar a arte como ferramenta de transformação. “Dentro do Floreia, nós utilizamos o teatro como ferramenta de transformação e desenvolvimento humano”, afirma. “Nós aproximamos as pessoas de um espaço de arte onde elas possam se transformar e então mudar a comunidade ao seu redor”.

Como diferencial do local, Taglialegna destaca a proximidade entre os frequentadores, formando um ambiente comunitário, onde há a troca de experiência e no qual uns escutam aos outros, mantendo acima de tudo o respeito mútuo.

Além da agenda fixa, que envolve as atividades gerais do espaço, algumas peças teatrais são abertas gratuitamente à comunidade, como é o caso do infantil “A Princesa e a Costureira”, que tem apresentação prevista para o segundo domingo de fevereiro (10), às 17h. O local comporta até 60 pessoas por sessão e para garantir o lugar os interessados devem chegar no local com 1h de antecedência.

 

SERVIÇO

O Floreia Espaço de Arte fica à Travessa Maria Manieiro, nº 77, Vila Rezende. A programação das atividades estão no site www.floreiaespacodearte.com.br. Informações: (19) 2533-6874.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br