Estado avalia parceria para construção de hospital veterinário em Piracicaba

Autoridades políticas locais estiveram em São Paulo para encontro com o secretário de Estado da Saúde. (Foto: Divulgação)

A construção de um hospital veterinário em Piracicaba, demanda defendida por protetores e entidades que atuam na defesa dos direitos e pelo fim da violência contra os animais, foi tema da reunião de autoridades locais com o secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, realizada na terça-feira (22).

Uma comitiva formada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB), o deputado estadual Roberto Morais (CID) e o Secretário Municipal de Saúde, Pedro Mello, participou da audiência com o secretário apresentando a proposta de parceria entre o município e o Estado para construção da unidade.

Segundo Rotta, o grupo saiu otimista da reunião com Germann, que recebeu a proposta de parceria para a construção do Hospital Regional “com bons olhos”. “A ideia é de que Estado e município invistam conjuntamente para que não só Piracicaba, mas toda região possa ter este benefício que é um pedido antigo de todos que lidam com a causa animal”, disse.

A expectativa agora é que o governador João Dória (PSDB) se sensibilize com a demanda de Piracicaba e possa, em breve, fechar a parceria.

O deputado Roberto Morais buscou detalhes sobre a instalação da Clínica Veterinária, já com a certeza de que a Noiva da Colina será um dos cinco municípios contemplados pelo governo paulista, segundo informou sua assessoria. De momento, a meta é definir o local da clínica, em terreno que será cedido pelo município.

DEMANDAS

O secretário Pedro Mello aproveitou o encontro para expor a preocupação com os medicamentos de alto custo entregues a Farmácia Municipal e ao DRS 10 (Departamento Regional de Saúde).

Quanto a distribuição de medicamentos de alto custo, o secretário de Estado informou que não há falta dos produtos e sim dificuldades na distribuição para os municípios. Pedro Mello propôs que o município, em vez de aguardar a distribuição, retire os medicamentos na capital, eliminando o problema de logística. “A proposta pode ser aceita pelo Governo, o que vai eliminar os problemas que estamos tendo na cidade com a falta de medicamentos de alto custo”, pontuou Gilmar.

O vereador Gilmar Rotta, ouviu do secretário estadual a certeza do empenho no sentido de atender a todas solicitações piracicabanas.

Outra cobrança do parlamentar foi com respeito as emendas atendendo hospitais públicos de Piracicaba, indispensáveis para a continuidade do trabalho que os mesmos oferecem a comunidade da cidade e da região.

Da Redação