Estado oficializa criação do Baep em Piracicaba

Unidade será a décima a ser instalada no estado e vai atender a região do 10º BPM-I. (foto: Claudinho Coradini/JP)

O Governo de São Paulo publicou ontem decreto criando três unidades especializadas da Polícia Militar. Com o ato, publicado no Diário Oficial, fica criado o 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Essas unidades especializadas foram criadas para combater o crime de maneira mais ostensiva em todo o Estado, com equipes atuando de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.

O 10° Baep de Piracicaba contará com três grupos do Canil – um na cidade e os outros dois em Rio Claro e Sumaré. A unidade terá um efetivo de mais de 250 policiais militares com apoio de forte armamento e 30 viaturas. A previsão é que os trabalhos tenham início em dezembro deste ano. Para isso, os policiais que integrarão os novos batalhões passarão por treinamento com cerca de um mês de duração que abrange treinamento de choque padrão “Rota”, com atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

O Estado conta, atualmente, com noves Baep em funcionamento nas cidades, de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e zonas leste e central da Capital.

CAMPANHA

As autoridades de Piracicaba comemoraram a oficialização da criação do Baep na cidade e região e lembraram da campanha que reuniu 20 mil assinaturas, conseguidas com apoio de diversas entidades, entre elas a Acipi, além da prefeitura e também do Jornal de Piracicaba e revista Arraso.

O deputado estadual Roberto Morais (PPS) classificou como uma grande conquista para a cidade e lembrou da união de forças do seu gabinete, a prefeitura e a Câmara de Vereadores. “Piracicaba saiu na frente com quase 30 mil assinaturas”, afirmou se referindo à campanha.

No início deste ano, o prefeito Barjas Negri (PSDB) deu início a uma campanha pela vinda do Baep a Piracicaba, que ganhou adesão da população, instituições, sindicatos e municípios da região. “A cidade se mobilizou e fizemos um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas pela vinda do Baep e o governo demonstra seu compromisso com a implantação do Baep até o mês de dezembro.

Será um grande benefício para Piracicaba e toda a região”, afirmou o prefeito em nota. “Estamos muito satisfeitos com a notícia, com a certeza de que a Câmara cumpriu seu papel de trazer uma demanda da sociedade para dentro da Casa”, afirmou o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), que, em fevereiro deste ano, elaborou junto com os tucanos Pedro Kawai e José Longatto, a moção de apelo enviada ao governador. Pedro Kawai destacou a atuação da população, Executivo e Legislativo municipais. “Toda a cidade se uniu para reivindicar a promessa de campanha do governador João Doria, e, juntos, trouxemos essa importante conquista para o município”, declarou.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) destacou a importância da implantação de do Baep que, segundo ele, possibilitará ações em conjunto com as forças de segurança já existentes, proporcionando maior combate à criminalidade e segurança aos cidadãos.

Beto Silva
[email protected]