Ex-alunos homenageiam Mahle por seus 90 anos

Concerto especial acontece amanhã, às 19h30, na Empem; Entrada é gratuita. (foto: Divulgação)

Amanhã (17), às 19h30, a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) recebe alguns de seus ex-alunos em concerto especial que homenageia o compositor e maestro Ernst Mahle, grande nome da música clássica e que completou 90 anos no início deste ano. A entrada é gratuita.

Entre os convidados que retornam à casa está Luis Carlos Justi, oboísta e professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que diz ser um prazer especial voltar ao lugar dos primeiros aprendizados com o mestre Mahle. “É uma felicidade voltar não só por conta da homenagem, mas por reencontrar os amigos da época e estarmos juntos no local que era nossa segunda casa, onde éramos extremamente felizes”, declara o músico.

A ideia da homenagem partiu do colega de estudos de Justi, Paulo Rogério Arantes, também oboísta e integrante da Orquestra Sinfônica de Nurenberg. Também estarão presentes no evento Katia Justi, ex-integrante da Sinfônica de Campinas; Júlia Jorge, convidada e aluna periódica de Luís Carlos e Paulo; Antonio Garcia e Francisco Amstalden, além das pianistas Eliana Asano e Lilia Manfrinato Justi.

De acordo com Luis Carlos, a experiência de aprenDivulgação dizado com Er nst Mahle marcou sua carreira. “Mahle é uma pessoa cuja descrição foge do comum. Nos, ex- -alunos, temos um sentimento que vai além da admiração e chega à veneração. É uma pessoa simples, humilde e aí está a sua grandeza. Trata-se de uma homenagem pequena para um grande mestre”, destaca.

Ainda de acordo com Justi, a qualidade musical do maestro é algo que deve ser memorado. “É um excelente compositor, com músicas de altíssima qualidade. Se há orquestras com bons músicos é porque existiu quem ensinasse, e esse é o cado de Mahle”, afirma. “Ele é um exemplo de vida e dedicação à formação de músicos felizes com sua arte”.

SERVIÇO

Concerto Comemorativo aos 90 anos do maestro Ernst Mahle. 17 de agosto (sábado), às 19h30, na Empem – Rua Santa Cruz, 1155, Alto. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3422-2464.

Mariana Requena
[email protected]