Ex-prefeito Gabriel Ferrato é candidato a deputado federal

Deputado Gabriel Ferrato foi prefeito entre 2013 e 2016. (Foto: Amanda Vieira /JP)

O ex-prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, é um dos nomes na disputa por uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro. Ele concorre ao cargo de deputado federal pelo PSB. A experiência recente na prefeitura piracicabana de 2013 a 2016 e a anterior, como secretário de educação (2009 a 2012), são alguns dos pontos de destaque no currículo do candidato que também atuou como secretário nacional de gestão de investimentos do MInistério da Saúde (2002) e como coordenador nacional do projeto Reforsus do Ministério da Saúde de 1997 a 2002. Esta será a segunda tentativa de Ferrato em entrar no parlamento. Em 2006 ele concorreu a deputado estadual em Piracicaba..

Em sua autoavaliação, ele reúne, além da experiência na vida pública, a formação acadêmica de 40 anos como professor de economia na Unicamp (Universidade estadual de Campinas), de administração de empresas na FGV (Fundação Getúlio Vargas), na Puc Campinas, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Universidade Ibirapuera. Ferrato disse que aceitou o convite do governador Márcio França para ingressar no partido e de se candidatar a federal . “ O Márcio França me incentivou e me convidou no ano passado, eu demorei para decidir e fiz isso recentemente”, afirmou.

O candidato admite estar bem preparado para enfrentar os desafios do país, segundo ele, complexo e em crise. “A situação atual vai exigir, tanto do presidente eleito como do Senado Nacional, uma atuação firme no primeiro ano de governo para tirar o país da crise, para que as políticas públicas e sociais e atitude às necessidades da população”, apontou. Para Ferrato, o Brasil precisa – a curto prazo – promover o desenvolvimento econômico e combater o desemprego. “É preciso, a curtíssimo prazo retomar o crescimento econômico”, acrescentou.

Em seu plano de atuação nacional, o ex-prefeito defende uma política econômica, científica e tecnológica que promova as atividades econômicas sustentáveis, o desenvolvimento econômico. O programa também prevê m investimento em infraestrutra no país e na segurança jurídica dos contratos para incentivar os investimentos provados, reduzir os custos do país e beneficiar os consumidores.

EDUCAÇÃO — Ferrato quer aproveitar a experiência como secretário municipal de educação, para atuar na ampliação de vagas na educação infantil para beneficiar o desenvolvimento das crianças e atender às necessidades das mães trabalhadores. Para os jovens, o candidato quer uma educação de qualidade e técnica profissional, além da qualificação dos trabalhadores para os novos tempos do mercado de trabalho. “ É preciso criar oportunidades aos jovens para que não ingressem na criminalidade”, destacou.

(Beto Silva)

O Jornal de Piracicaba está publicando matérias com todos os candidatos a deputado estadual e federal, cujo domínio eleitoral seja a cidade de Piracicaba. Isso para obedecer ao Princípio da Isonomia e não privilegiar a exposição de um candidato em detrimento a outro.