Ex-presidente do Semae assume a Secretaria de Obras

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), anunciou ontem a segunda troca em seu secretariado desde que iniciou o mandato, em janeiro de 2017. O engenheiro e ex-presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vlamir Schiavuzzo, vai substituir Arthur Ribeiro no comando da Semob (Secretaria Municipal de Obras). Ribeiro seguirá como presidente do Ipplap (Instituto de Planejamento e Pesquisa de Piracicaba, cargo que ocupava interinamente desde o início da atual gestão.
 
Em abril do ano passado, Barjas já havia alterado o comando da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente). Por problemas de saúde, Francisco Rogério Vidal deu lugar a José Otávio Machado Menten. 
 
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a segunda mudança ocorreu a pedido de Ribeiro. “Ele contribuiu muito para a realização de obras importantes nos últimos governos, como o Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns, dezenas de creches, unidades de saúde e pavimentação de bairros. Trata-se de um excelente técnico”, disse Barjas.
 
Schiavuzzo comandou o Semae por quase 10 anos ao longo dos dois primeiros mandatos de Barjas e no governo de Gabriel Ferrato. Ele deixou a autarquia em 2016 após o então prefeito deixar o PSDB — partido do qual é dirigente — e se filiar ao PSB. Antes disso, ele sofreu intenso desgaste por conta dos seguidos reajustes na tarifa de água aplicados durante a crise hídrica. A Câmara chegou a discutir a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar esse aumentos, mas a oposição não conseguiu assinatura suficientes para abrir a investigação. Desde o ano passado, ele atuava na prefeitura como gerente de projetos, cargo ligado ao Gabinete do prefeito.