Exagerou? Dá-lhe alimentos leves

COMIDA Parmegiana feita com abobrinha italiana, muçarela, molho de tomate e manjericão . (Fotos: Claudinho Coradini/JP)

 

Após as festas do final de ano, chegou a hora de voltar a cuidar do corpo com alimentos mais leves e saudáveis. E para saber o que deve ser feito no processo de desintoxicação, o Arraso Boa Comida selecionou o restaurante Tomate Seco, que vende bebidas e pratos típicos. Os sucos verdes de abacaxi, beterraba e laranja; parmegiana de abobrinhas, risoto de alho poró e limão siciliano, e shimeji xadrez. A Nutricionista, Daniela Mendes Tobaja, também orienta sobre as bebidas detox que pode ajudar na alimentação saudável.

A famosa parmegiana é feita com abobrinhas italianas empanadas em farinha especial e fritas na gordura de Palma. “Sua montagem é com fatias de abobrinhas, queijo mussarela intercaladas e molho de tomates maduros com manjericão feito por nós”, disse o proprietário Luis Fernando. O Restaurante Tomate Seco está na cidade há quatorze anos, sua gastronomia é feita por pratos vegetarianos e veganos.

O Preparo dos sucos detox é feito de acordo como o gosto do cliente, o restaurante oferece as opções de sucos verdes, abacaxi com couve, fio de azeite, gengibre, laranja e limão; laranja com gengibre e rúcula; beterraba com gengibre, laranja e pimenta dedo de moça. Segundo Fernando, os ingredientes gengibre e pimenta dedo de moça ajuda no processo de acelerar o metabolismo.

A receita risoto de alho poró e limão siciliano é feita de modo leve pelo fato de não usar parmesão e vinho, seus únicos ingredientes são  arroz arbóreo e ervas. Todos os pratos do Tomate Seco são feitos com azeite virgem , sal do himalaia e nas frituras é utilizada a gordura de palma, óleo de coco e gergelim. “Não temos aquela ilusão de retirar totalmente o trigo e o queijo, mas sim reduzir e voltar na consciência da alimentação. Comer na natureza de forma lenta e com presença, isso é primordial”, contou a chef Karina Soares.

O Shimeji xadrez é refogado  no azeite virgem e shoyu lite por conter menos sódio, depois é refogado novamente no óleo de gergelim com legumes, cenoura, vagem, pimentões amarelos e vermelhos, finalizado com amendoim e chimichurri feito no próprio restaurante.

De acordo com Daniela, as perguntas sobre os sucos detox surge bastante nessa época por oferecer uma grande variedade de benefícios para o corpo, sendo rico em magnésio que é um mineral importante para organismo, prevenindo espasmo, câimbras, urinas noturnas e outras funções. “ O suco tem uma ação desintoxicante no fígado ativando fase 1 e 2, é bom para quem consome  bebidas alcoólicas e churrasco com muita frequência. Mas ele não vai promover a perda de peso, ele vai otimizar”, explicou.

Além disso, a Nutricionista orienta procurar um profissional capacitado que realize avaliação física não só de balança, mas também de percentual de gordura. “O segredo é manter o estilo de vida saudável há longo prazo que ajude na disposição e energia, seja para trabalhar ou para praticar atividades físicas, melhorando o controle de ansiedade, compulsão alimentar, desempenho no trabalho, sono e humor. Algumas dicas é reduzir ao máximo os industrializados, as besteirinhas do final de semana e aumentar a frequência e a intensidade de exercícios físicos”, disse Daniela.

Serviço: Restaurante Tomate Seco, localizado na Rua Santa Cruz, 796, Bairro Alto. Informações: Telefone (19) 3432-1930.

(Raabe Kamala)