Exercícios com elásticos oferecem bons resultados

Indicado para todas as idades, os elásticos se apresentam em vários níveis de resistência (Foto: Freepik) Indicado para todas as idades, os elásticos se apresentam em vários níveis de resistência (Foto: Freepik)

No feriadão a academia está fechada, o corpo está cansado e só um bom motivo pode tirar foliões de seus confortáveis lençóis. Para quem busca essa inspiração, os exercícios com elástico podem ser a saída.

Eficientes e divertidos, os elásticos extensores trabalham grande parte dos músculos do corpo de uma só vez e são perfeitos para a prática de exercícios em casa. Eles estão disponíveis com facilidade no mercado, em diversos níveis de resistência, e também em modelos de faixas, conhecidas como Thera-Band.

O acessório foi desenvolvido na Rússia, por volta dos anos 50, com o objetivo de fazer parte do treino de atletas e também como ferramenta para auxiliar na reabilitação de músculos, articulações e tendões. De acordo com a educadora física Natália Bueno, o uso dos elásticos extensores é recomendado para todas as pessoas. “Os exercícios com elásticos podem ser feitos por pessoas de qualquer faixa etária, desde crianças até idosos, e de diferentes tipos de condicionamento físico, basta utilizá-lo de acordo com o nível de resistência adaptado e a orientação correta”, explica.

Os elásticos são utilizados para potencialização de diversos exercícios e sua indicação vai além da estética, já que garantem músculos mais fortes, maior amplitude de movimentos e flexibilidade. “Os elásticos podem ser usados em diferentes exercícios e, portanto, trabalhar vários grupos musculares”, afirma a educadora física. “É indicado para fortalecimento de todos os grupos musculares, além de ser usado para a reabilitação e prevenção de lesões.”

OS EXERCÍCIOS

Para fazer em casa sem medo de errar, Natália dá dicas de bons exercícios para realizar com o auxílio dos elásticos extensores.

– AGACHAMENTO

Em pé, com os pés paralelos ao quadril, pise com os dois pés no meio do elástico e segure as pontas. Agache, jogando o quadril para trás até os joelhos atingirem um ângulo de 90º, e retorne à posição inicial. Execute três séries de 15 a 20 repetições.

– ELEVAÇÃO LATERAL

Com os braços estendidos paralelos ao corpo, segure as pontas do elástico e pise no meio com uma das pernas. Depois, eleve os braços, simultaneamente, com os cotovelos semiflexionados até a altura dos ombros e retorne. Execute três séries de 12 a 15 repetições.

– ABDOMINAL

Deitado sobre uma superfície plana e rígida, com as pernas elevadas ao alto e joelhos semiflexionados, passe o elástico pela sola dos pés e segure as pontas na nuca, com os cotovelos abertos. Contraia o abdômen e eleve o tronco, sem tirar a lombar do chão. Estique as pernas e volte à posição inicial. Execute três séries de 20 repetições.

Depois dessas dicas, não tem desculpa para ficar parado, nem mesmo no feriado!

Mariana Requena