Expoflora comemora 70 anos da imigração holandesa no Brasil

flores Petúnia “Night Sky”, roxa com pigmentos brancos, é uma das novidades da exposição. (Divulgação)

 

 

Conhecida como a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora vai até 23 de setembro, sempre de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, antiga colônia holandesa que fica aproximadamente 100 km distante de Piracicaba e concentra quase a metade (45%) da comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil. Com o tema da sua exposição de arranjos florais voltado à comemoração dos 70 anos da imigração holandesa no Brasil, a mostra acontece em parque de 250 mil metros quadrados. Nos canteiros do parque foram plantados 7.517 vasos de flores e plantas ornamentais decorando o ambiente, entre sunpatiens, hibiscos, bromélias, lavandulas, primaveras, gerânios, erbenias, flor do deserto e tuias.

Cerca de 350 mudas de rosas formam o Jardim da Roseira, e 800 orquídeas e 340 bromélias foram colocadas nas árvores próximas aos bebedouros e no Fusca. Nos arranjos da Exposição de Arranjos Florais, o show de cores, formas e texturas é garantido por mais de 2 mil vasos de flores e plantas ornamentais e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes. Essas espécies podem ser adquiridas no Shopping das Flores.

Este ano, entre as novidades em flores e plantas estão a rosa “Inglesa” (que tem mais de 100 pétalas e lembra as raras e caras peônias), a pelargonium (que se parece com o gerânio) e a penta (com suas flores em forma de estrelas de cinco pontas).

Destaque para a petúnia “Night Sky” (roxa com pigmentos brancos, remetendo a um céu estrelado) e para a craspédia (arredondada, com várias florzinhas amarelas). O público tem possibilidade de conhecer, ainda, as alstresias (mistura de alstroemérias com frésias), as alstroemérias “Jumbo” e “Azul”, a suculenta echevéria na cor chocolate e duas novas variedades de crisântemos (“Lígia” e “Ipanema”).

Há flores de todos os tamanhos, como o lírio gigante “Jovem”, as minicallas, minigladíolos, minikalanchoes (em embalagens com a Turma da Mônica para atrair o interesse da criançada pelas flores) e as miniphalaenopsis em hidropote, que duram 12 meses. Para a decoração estão sendo apresentadas as orquídeas estaqueadas em formato de “coqueirinho” e as gipsofilas (mosquitinho), tinturadas em 12 cores.

São atrações no evento a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas, que acontecem todos os dias de exposição, respectivamente, às 16h e às 16h30, e o Passeio Turístico, que leva os visitantes para um city tour por Holambra e a uma fazenda produtora de flores. Tem também apresentações das danças típicas, diariamente, a partir das 14h30; o Parque de Diversões, o Museu Histórico de Holambra e o minissítio.

Os restaurantes e as confeitarias também prepararam receitas especiais para comemorar os 70 anos da imigração holandesa, como o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) e o “Lentebloem” (flor da primavera), criações do chef Frank Martin Gerritsen, da Martin Holandesa, e a salada de flores do Restaurante Casa Bela. A Omma Beppi apresentará queijos especiais dos Países Baixos, como o “Maasdam” e os “Gouda”, temperados com cominho ou ervas mediterrâneas.

PARQUE — O Parque da Expoflora é repleto de jardins e áreas de descanso com bancos à sombra das árvores. São duas praças de alimentação, com 16 lanchonetes, além de sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas) e duas confeitarias. O estacionamento comporta cinco mil veículos em sistema rotativo. São 200 sanitários, um fraldário, dois postos médicos e guarda-volumes. São três pavilhões de exposição (Shoppings Vermelho, Verde e Azul), onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes com uma variedade de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

SERVIÇO — 37ª Expoflora. Visitação: até 23 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. Endereço: alameda Maurício de Nassau, 675, Holambra/SP. Ingressos nas bilheterias e no site www.ingressorapido.com.br. Ingressos custam R$ 48 na bilheteria. Informações: (19) 3802-1499.

(Da Redação)