Exposição ‘A Bola’ pode ser vista no Museu Prudente de Moraes

‘A Bola’ traz imagens e sons que remetem ao futebol (Foto: Divulgação)

A Semactur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e o Museu Prudente de Moraes, em parceria com a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, oferecem ao público, a partir de hoje (4), a exposição ‘A Bola’. A mostra é formada por obras em acrílico sobre tela, fotografias e textos do artista e curador Alemberg Quindins, que realizará um bate-papo com o público, às 10h. A entrada é gratuita.

Neste projeto, Quindins reverencia a bola na infância, que é a protagonista dentro de um campo de futebol, levando tristeza para uns e trazendo alegria para outros. A bola perpassa tela a tela, interligando cenas e contando histórias, como as contas que correm em um cordão na ladainha de um rosário. O universo visual tem como ambiente a década de 70, quando o artista gostava de ouvir os jogos pelo rádio, ver as imagens por meio da revista Placar e do Canal 100, cinejornal que passava antes dos filmes, nas sessões de cinema.

Nas telas, a bola se apresenta em três dimensões: com volume na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de criança do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea. Quindins conta que foi no ano de 1970, quando tinha apenas seis anos de idade, que a viu correndo de pé em pé sobre um gramado cinza, nas imagens preto e branco da TV da sala de sua casa, na copa do mundo em que a seleção brasileira se tornou tri campeã mundial de futebol: “Enquanto a bola corria na tela da sala, eu e meu irmão estrondávamos as portas do corredor de nossa casa em partidas improvisadas, imitando o que víamos nas transmissões. Logo escolhi que minha posição seria goleiro. Sim! Sendo goleiro, teria direito abraçar a bola e ainda rolar com ela pelo chão. Ela, a estrela da televisão, A Bola!”.

SERVIÇO

Exposição A bola, no Museu Prudente de Moraes, de 4 de junho a 12 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e feriados das 10h às 14h. Informações: (19) 3422-3069.