Exposição Cores de Piracicaba convida público a pintar

Maria Luziano apresenta paisagens e símbolos da cidade. (foto: Divulgação)

O programa ‘Entre Paredes’ volta a estampar a Comedoria do Sesc Piracicaba em agosto. Nesta edição, com a proposta de cocriação com os frequentadores do local, o trabalho “Cores de Piracicaba”, da publicitária, designer e ilustradora Maria Luziano, apresenta as paisagens e símbolos mais conhecidos da cidade.
A colaboração do público acrescentará cores e novos traços a um cenário de infinitas possibilidades projetado pela artista. A visitação é de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30; e aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita.
O projeto ‘Entre Paredes’ consiste em transformar a parede da Comedoria do Sesc Piracicaba em lugar destinado às artes plásticas, que abre espaço para diferentes técnicas e estilos. No mês em que o Sesc Piracicaba realiza a sétima edição do Rio dos Artes (dias 24, 25, 31 de agosto e 1 de setembro), um circuito de exposições, intervenções e oficinas em que artistas convidam o público a conhecer seus ambientes criativos.
Maria Luziano e frequentadores fazem as vezes com uma homenagem à riqueza cultural do município dentro da unidade. Em 2015, Maria lançou o livro “Piracicaba Que Eu Adoro Tanto Colorir”. Agora, a ilustradora foi convidada pelo Sesc para transportar um pouco dos seus traços para a parede da Comedoria, literalmente ampliando a possibilidade do público pintar seus desenhos.
“Esse trabalho é inspirado no livro. Tem sido um grande desafio desenhar, pela primeira vez, nestas dimensões. Mas estou gostando muito. É legal poder interagir com as pessoas enquanto eu trabalho, sejam eles curiosos ou amigos”, disse. Outro desafio será o desapego. “Vai ser interessante ver como o público irá se relacionar e como a parede ficará ao final desse processo”.
O giz de cera será o transporte para este tour pelo rio Piracicaba, Festa do Divino, Engenho Central, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Pinacoteca Miguel Dutra, Catedral, Monumento do Peixe na entrada da cidade, Casarão do Turismo, Casa do Povoador e Sesc, rodeados por elementos criativos, folhagens e arabescos que receberão o toque artístico de cada visitante. Para colaborar com a obra, basta solicitar o material no caixa da Comedoria.

SERVIÇO
Exposição interativa “Cores de Piracicaba”. Em todo o mês de agosto, de terça-feira a domingo, no Sesc Piracicaba – R. Ipiranga, 155, Centro. Mais informações: 3437-9292. Entrada gratuita.

Da Redação