Exposição multimídia aborda desenvolvimento do Brasil

Mostra interativa fica na cidade até dia 10 de novembro e aborda diversos setores; entrada gratuita. (Foto: Amanda Vieira/JP)

O Museu Luiz de Queiroz, da Esalq/USP, está com a exposição “Integra – A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país”. A mostra, que fica em Piracicaba até 10 de novembro, com entrada gratuita, informa, diverte e reflete sobre os rumos de cinco setores do desenvolvimento nacional: agricultura, construção, energia, mineração e transporte.

Inédita na cidade, a exposição já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e o público pode interagir com os conteúdos a partir de óculos de realidade virtual, painéis eletrônicos touchscreen e brincadeiras pedagógicas.

“É possível encontrar meios inovadores de colaborar com o desenvolvimento do país, respeitando valores e preservando a identidade nacional”, aponta o curador da mostra, Mário Donizeti.

TEMÁTICAS

Em uma área de 300 metros quadrados o visitante tem acesso a vídeos, maquetes, painéis explicativos e eletrônicos e um jogo multiplayer. Óculos de realidade virtual permitem a simulação do comando de máquinas utilizadas na construção e produção de diversos setores do desenvolvimento.

AGRICULTURA

O visitante confere um painel interativo no qual é possível escolher um produto e saber o que mudou em seu cultivo com o passar dos anos.

CONSTRUÇÃO

Soluções viáveis e novas tecnologias para deixar as cidades mais amigáveis, seguras e sustentáveis estão presentes na seção, chamada Habitat.

ENERGIA

Iluminada a partir de painéis fotovoltaicos aparentes, a seção de Energia apresenta informações sobre o consumo, fontes com potencial para exploração e redes elétricas inteligentes.

MINERAÇÃO

Os fluxos de minério no Brasil e no mundo, a evolução da produção logística e o funcionamento de uma mina autônoma, que necessita de pouca interferência humana, estão presentes na seção Mineração.

TRANSPORTE

A principal atração da seção é um painel interativo, projetado no chão, com toda a malha viária brasileira, no qual o público confere a evolução e a previsão para o futuro de diversas vias de transporte, como rodovias, ferrovias e hidrovias.

SERVIÇO

Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país, de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos domingos das 13h às 17h, no Museu da Esalq, na avenida Pádua Dias, 11. Informações: (19) 3429- 4305. Gratuito.

Da Redação