• Exposição Olhares Reminiscentes chega ao Fórum de Piracicaba
  • Exposição Olhares Reminiscentes chega ao Fórum de Piracicaba
  • Exposição Olhares Reminiscentes chega ao Fórum de Piracicaba
  • Exposição Olhares Reminiscentes chega ao Fórum de Piracicaba

Exposição Olhares Reminiscentes chega ao Fórum de Piracicaba

Mostra é composta por 34 painéis com fotos em preto e branco (Fotos: Sidney Jr)

Criada no segundo semestre do ano passado para marcar o Centenário da Imigração Japonesa em Piracicaba, a exposição Olhares Reminiscentes chega ao Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato da Comarca de Piracicaba, como parte do projeto Arte no TJ. A visitação tem início nesta quinta (7) e segue até 5 de abril, das 12h30 às 18h.

A mostra surgiu a partir de uma parceria do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba com o gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB). É composta por 34 painéis com fotografias em preto e branco do estagiário Sidney Júnior e da ex-estagiária e atual jornalista do Jornal de Piracicaba Thaís Passos, além de ilustrações do estagiário de design Felipe Stevanatto, sob curadoria dos repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts.

A proposta é ilustrar o sentimento, a história e o orgulho japonês, a partir de relatos de personagens sobre a imigração japonesa na cidade, que teve início em 1918. As imagens foram captadas durante a produção do documentário Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba, também de responsabilidade do Departamento de Comunicação.

O interesse para que a exposição ocupasse o Fórum veio da escrevente técnico judiciário Eliana Spadotto, organizadora do espaço cultural, ao saber das atividades feitas por Pedro Kawai para comemorar o centenário da imigração japonesa, completados em 7 de setembro de 2018, data em que a exposição foi oficialmente aberta, no hall do salão nobre da Câmara.

“A arte conta nossa história e, nesse sentido, o conteúdo da exposição é muito importante, pois traz um olhar sobre a cultura japonesa, que trouxe várias contribuições para o país. Em Piracicaba são várias referências, da paixão das pessoas pelo karaokê, por exemplo, até o fascínio pela gastronomia”, diz Eliana.

SERVIÇO

Exposição Olhares Reminiscentes, no projeto Arte e Cultura no TJ. De 7 de março a 5 de abril, das 12h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, no andar térreo do Fórum Dr. Francisco Morato da Comarca de Piracicaba (rua Bernardino de Campos, 55, bairro Alto). Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4177.

Da Redação