Exposição Piracartum marca reinauguração do espaço cultural

exposição Espaço cultural ganhou fosso operístico para apresentações de orquestras e óperas. (Foto: Amanda Vieira /JP)

A exposição Piracartum será aberta amanhã, às 10h, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A mostra é uma homenagem aos cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão Internacional de Humor e recupera momentos importantes de 32 autores cujas histórias se entrelaçam às do Salão de Piracicaba. É de autoria dos pesquisadores Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Kraide Corte Real. A entrada é gratuita.

“Há 45 anos tínhamos uma primeira geração de cartunistas que apareciam só nos jornais, depois do surgimento do Salão de Humor passamos a ter outros artistas e hoje temos uma geração de artistas formados através do Salão de Humor. Pela primeira vez, conseguimos reunir 32 artistas, fizemos um esforço muito grande para ter a memória dos principais colaboradores. A ideia é que a exposição seja permanente, que possamos homenagear os artistas e incentivá-los para que tenham a oportunidade de mostrar os seus trabalhos. Quero ver se consigo, com o apoio da prefeitura, tornar o Piracartum uma mostra paralela permanente do Salão de Humor de Piracicaba”, revelou Adolpho Queiroz.

Entre os artistas escolhidos estão José Inácio Coelho Mendes (A Noite, São Paulo, anos 1940); Edson Rontani, (Jornal de Piracicaba e O Diário, anos 1950) e Renato Wagner e Derli Barros da revista Mirante (anos 1960), pioneiros no humor gráfico a partir de 1940. Depois vem os artistas que atuaram na cidade nos anos 1980/1990, como Douglas Mayer (O Diário e A Província), Bonifácio Placeres Junior, o Peninha (Jornal do Povo Piracicabano) e Lancast Mota (O Diário).

E, por fim, a geração criada através do Salão de Humor como Erasmo Spadotto (Jornal de Piracicaba), Luciano Veronezzi, Eduardo Grosso, Willian Hussar, Érico San Juan (Jornal de Piracicaba), Fábio San Juan, entre outros. A exposição conta com a caricatura de cada cartunista, desenhada por Érico San Juan, uma pequena biografia e alguns trabalhos de cada autor.

SERVIÇO -Abertura da exposição Piracartum amanhã, às 10h, no Teatro Municipal Dr. Losso Neto (avenida Independência, 277, Alto). Visitação até 19 de setembro, de quarta a sábado, das 10h às 16h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4952.

(Raquel Soares)