Faça um currículo de destaque

carreiras O currículo é a porta de entrada para o início de um processo de seleção e deve ser muito bem elaborado. (Foto: Freepik)

Raabe Kamala

O currículo profissional é um elemento de grande importância para quem quer conquistar uma a vaga de emprego. E para conseguir passar uma boa impressão numa entrevista, o primeiro passo é apresentação de bom currículo. Todas as informações colocadas devem ser legítimas e bem organizadas, pois ele tem o papel de realizar o seu marketing pessoal e por meio deste documento a empresa realizará uma breve análise do perfil profissional.

Por isso é essencial saber como estruturar o currículo antes de entregá-lo. E o que seria necessário para o seu currículo seja lido do início ao fim e desperte a vontade de quem leu lhe convidar para uma entrevista de emprego? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo presidente da Unità, Faculdade e especialista em carreiras, Marcelos Veras, 39, com dicas de como elaborar um currículo e deixar ele bem estruturado.

Atualmente, a organização do currículo se tornou necessária pelo fato do surgimento da escolarização em massa. Segundo Marcelo, a concorrência cada vez maior também ajudou nesse quesito. “Transformou o currículo em um pilar muito importante para se conseguir chegar até uma entrevista”, disse.

Currículo ampliado

De acordo com o presidente da Unità, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, o recrutador irá analisar querendo entender o profissional como um todo, não focando só em sua formação técnica. “Por isso os currículos têm ganhado novos blocos, como por exemplo, outras experiências, hobbies e viagens. Tudo isso demonstra também o perfil comportamental do profissional”., informou.

Formação escolar

Marcelo, destaca que o currículo se tornou importante no aspecto escolar, pelo fato de ser visto como um campo profissional de estudos e pesquisas, sendo fundamental para mostrar o potencial do candidato em desempenhar bem uma função. “Além disso, mostra o quanto o candidato investe na sua educação. Não só na formal, mas o que chamo de educação continuada área, são muito importantes”;, explicou.

Como elaborar um bom Currículo

Um currículo não deve passar de três páginas, no máximo até duas. Currículos com mais páginas só cabem para professores e pesquisadores que usam a plataforma Lattes (uma plataforma do governo para currículos acadêmicos). O formato escolhido bordas, tipo de papel e tipo de fonte, devem ser o mais formal possível. Segundo Marcelo, é bobagem achar que uma moldura ou uma letra exótica vai adiantar. “Já perguntei isso a muitos avaliadores e muitos acham até que isso depõe contra o candidato. Demonstra falta de seriedade. Talvez isso possa até ser bem visto para cargos ligados à arte, comunicação e design. Mas se não é seu caso, busque um formato mais sério e clean”, disse.

Marcelo, afirma que gosta de acrescentar dois novos grupos de informações: Prêmios, Viagens e Trabalhos Voluntários. “Na minha visão, esses dois campos adicionais ajudam muito a mostrar quem somos, não só no campo profissional, mas também na vida pessoal. Para muitas empresas e entrevistadores, o que está neste campo pode ser decisivo na hora de convidar alguém para uma entrevista, pois algumas competências comportamentais podem ser bem destacadas nestes campo”, enfatizou.

Um ponto fundamental em um bom currículo, é a ortografia que deve estar impecável. “Um currículo com erros de português é imperdoável”, orientou o presidente da Unità.