Faculdades investem em novos cursos

Piracicaba é polo acadêmico com unidades públicas e privadas que oferecem cursos nas mais diversas áreas (Foto: Claudinho Coradini)

O mercado de trabalho, além de concorrido, está em constante mudança. E dependendo do cenário econômico, uma profi ssão pode ou não estar em alta. Pensando no futuro e, principalmente, em preparar mão de obra capaz de atender as necessidades da atualidade, faculdades públicas e privadas de Piracicaba abriram novos cursos e promoveram alterações nos já existentes.

Além de passar a ensinar na prática o que o mercado exige, a Faculdade Anhanguera lançou os cursos de Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia e Direito.Segundo a coordenadora acadêmica da universidade, Débora Geraldi, a instituição também registrou aumento na procura pelo curso de Direito. Ela atribui o interesse às possibilidades de colocação no mercado de trabalho, que em geral são bem remuneradas, e também ao fato de a profissão permitir a participação em diversos concursos públicos.

A vice-diretora da Faculdade PoliBrasil, Fernanda Andreello, também credita aos concursos públicos o aumento do interesse pelo curso de Pedagogia oferecido pela instituição. “A oscilação e instabilidade do mercado de trabalho levam as pessoas a procurarem uma profi ssão que as remeta a concursos públicos municipal e estadual”, afirma.

Com cerca de 40 cursos, a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) constatou, nos últimos vestibulares, maior procura por Direito, Administração, Medicina Veterinária, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Cinema e Design Gráfi co. “Os motivos estão relacionados ao reconhecimento e relevância social e, especialmente, às oportunidades profissionais geradas pelo mercado de trabalho”, argumenta a professora e reitora da universidade, Claudia da Silva Santana.

DE OLHO NO FUTURO

Para a docente, as profissões de base tecnológica despontam como tendência no mercado de trabalho, em especial àquelas na área de Tecnologia da Informação e Engenharias. “Em todas as áreas de conhecimento há cursos que projetam as chamadas profissões do futuro”, afirma Claudia.

MUDANÇAS NA GRADE

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) – instituição de ensino superior pública -, está em processo de implementação de novos modelos de sala de aula baseados no protagonismo do estudante. A unidade atua para promover nos alunos a proatividade, capacidade de relacionamento interpessoal, inovação tecnológica, empreendedorismo e domínio da língua inglesa.

E por falar em mudanças, no ano que vem, os alunos do curso de Educação Física da Faculdade Salesiana Dom Bosco poderão expandir o conhecimento por meio do projeto integrador, que fomenta a elaboração de propostas empreendedoras e com forte ligação à tecnologia. Além disso, a universidade pretende abrir o curso de Direito, e na área de especialização, pós-graduação em Neurociências, Educação e Práticas Pedagógicas.

Ana Carolina Leal

Especial para o Jornal de Piracicaba