Familia de capivaras ‘pasta’ na beira do rio Piracicaba

 

Uma família de capivaras chamou a atenção de motoristas e pedestres na avenida Renato Wagner, na tarde de ontem, em Piracicaba. Quatro roedores saíram do rio Piracicaba e pastavam  tranquilos nas margens, indiferentes aos olhares de quem passava pelo local.

Algumas pessoas que flagraram a cena decidiram registrar com fotos e vídeos e, mesmo assim, os animais se mantiveram indiferentes à movimentação.

Outras pedestres passaram longe dos roedores, que são o principal hospedeiro do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. As capivaras são animais comuns em toda bacia do rio Piracicaba e são comuns nas matas ciliares e áreas alagadas.

Há duas semanas uma onça parda foi flagrada na Rua do Porto. O vídeo gravado por um motorista repercutiu nas redes sociais. Nas imagens, o felino tentava fugir enquanto era acompanhada de carro pelo autor das imagens.

No caso da onça, a Polícia Militar Ambiental orienta que ao visualizar esse tipo de felino na área urbana a pessoa deve evitar qualquer tipo de aproximação e contato, mesmo sabendo que os ataques ao homem são raros e como verificado no próprio vídeo veiculado a tendência da onça é fugir e se esconder.

No caso das capivaras, a orientação é de evitar o contato ou a permanência em locais onde os roedores permanecem devido o risco de contaminação pelo carrapato estrela