Famosos há séculos, os crepes ganham novos sabores a cada estação

boa comida Crepe de morango com Nutella. ( Fotos: Claudinho Cpradini/JP)

Raabe Kamala

 

Os crepes oferecem uma infinidades de recheios doces e salgados e conquistam o paladar de todas as idades

Os primeiros registros da preparação dos famosos crepes datam do século 1, pelo então gastrônomo romano Apicius, autor do receituário De re coquinaria. Cozidas no ferro quente iam à mesa recheados com mel e pimenta.

No entanto, os italianos garantem que essas maravilhas da culinária surgiram no século 5, quando peregrinos franceses, movidos pela fé, chegaram a Roma, para a Festa della Canderola. A palavra crepe, de origem francesa, quer dizer crespo, uma referência à textura da massa após frita em frigideira ou chapa de metal, sempre untadas com manteiga.

A base da massa, o trigo branco, comum nos dias de hoje, era reservado aos ricos proprietários de terras, mas se tornou popular com passar dos séculos sendo o crepe, um dos símbolos da culinária francesa. Novos ingredientes foram acrescentados com passar dos tempos, sendo doces ou salgados, simples ou sofisticados, em diferentes localidades. Ainda hoje, entre os franceses prevalece o hábito de que cada convidado deve preparar seu próprio crepe, pedindo um desejo antes de jogar o crepe para o ar. Se cair aberto e do lado certo, o desejo será atendido. Caso contrário, só poderá voltar a ser feito no inverno seguinte. Essa é uma forma de garantir vida-longa e próspera para o anfitrião.

E para saber o modo de preparo de algumas receitas de crepe em Piracicaba, o Arraso Boa Comida  foi até o Italianas Crepes e Massas, que conta com crepes doces e salgados, que vão de banana com açúcar e canela, morango com nutella à lombo canadense com cream cheese e rúcula, e tomate seco.

A receita do recheio crepe de banana com açúcar e canela, é feita com rodelas de banana, cobertas com uma mistura de canela e açúcar. “A massa do crepe é basicamente a massa da panqueca, a base de leite, ovos e farinha. O que diferencia é a textura. Todas as massas são preparadas na hora, tanto na creperia quanto nas festas. A massa é batida pouco antes de ser utilizada, e é “rodada” na hora, na frente do cliente”, explicou a chef Adriana Badioli.

 

crepe
Crepe de banana com açúcar e canela.

O Italianas Crepes e Massas tem disponível em seu cardápio oito sabores salgados e seis doces. Entre os salgados estão os de calabresa com queijo; frango ao catupiry; lombo canadense com cream cheese, mussarela com milho e catupiry; queijo com tomate e manjericão; queijo com tomate e orégano; presunto com queijo e tomate seco.

Entre os recheios doces estão os de banana com açúcar e canela, doce de leite, goiabada com queijo, Nutella, prestígio e bejinho.

Para o preparo do recheio de morango com nutella, é utilizado uma quantidade generosa de nutella sobre a massa e por cima são colocados morangos picados.“De tempos em tempos, colocamos um sabor novo para degustação e retorno dos clientes” disse a chef.

 

 

crepe
Crepe de morango com Nutella.

 

Segundo Adriana, o estabelecimento está há três anos na cidade e tudo aconteceu por meio de uma proposta que ela fez a sua amiga e sócia, Denise Rasera Marchini. “Comecei a trabalhar com crepes franceses há pouco mais de nove anos, fiz uma proposta à Denise, amiga desde a época de colégio. Reestruturamos a linha de trabalho e criamos a Italianas Crepes, desde então aprimoramos as técnicas de trabalho, elaboramos novos sabores, sempre atentas às tendências de mercado e gosto de nossos clientes” contou.

Quanto ao preparo do recheio do crepe de tomate seco é feito com cream cheese e rúcula. “Colocamos o cream cheese, os tomates secos por cima, fazemos a primeira dobra e colocamos a rúcula fresca”, explicou Denise.  O crepe de lombo canadense com cream chees,  é feito com  fatias  de lombo canadense coberto com cream cheese. 

 

De acordo com as proprietárias, a elaboração de sabores acontece com pedidos peculiares de cada cliente. “Existem inúmeros sabores que podemos elaborar de diversas formas. Com isso, combinamos os ingredientes, disponibilizamos por algum tempo e dependendo do retorno, incluímos em nosso cardápio”, enfatizou Denise.

SERVIÇO: Italianas Crepes e Massas, localiza na Rua das Pombas, no Jardim Monumento. Informações: Telefone (19) 98102-8430 ou na página do facebbok https://www.facebook.com/italianascrepes/?ref=br_rs .