Fentepira: encerramento será no Losso Netto

teatro Evento trouxe programação diversa e gratuita à população. (Foto: Divulgação)

A 13ª edição do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) termina hoje, às 19h30, com o espetculo teatral ‘Os Que Têm A Hora Marcada’, da Ceta (Companhia Estável de Teatro de Piracicaba), dirigida por João Scarpa, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A peça foi escrita em 1952, pelo autor búlgaro Elias Caneti e conta a história de uma população que vive em uma aparente tranquilidade, já que todos sabem exatamente quando vão morrer e, com isso, conseguem programar sua existência. Porém, quando a personagem Cinquenta, insatisfeita com o sistema e aflita por estar chegando sua hora, começa a duvidar da forma de vida e propõe uma revolução, toda a sociedade, que parecia organizada, começa a ruir. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no local da apresentação.

“Essa é a segunda versão do espetáculo. A primeira foi ano passado. Desde aquela época queríamos um trabalho que trouxesse reflexões sobre os rumos políticos e sociais do Brasil. Tentamos trazer ao palco as pessoas que, de certa forma, têm a hora marcada: crianças exploradas no trabalho infantil, mulheres e negros pobres, a comunidade LGBT em especial as travestis. Eles estão todos os dias ao nosso lado, mas, preferimos não enxergar. No palco, eles viram protagonistas”, explica João Scarpa. “A protagonista da peça é uma grande referência à Mariele e ao seu assassinato que segue sem explicação até hoje”, completa.

INFANTIL – A 25ª Mostra de Teatro Infantil de Piracicaba também termina hoje com quatro espetáculos: “João e Maria”, do Grupolta, da unidade Itapuã; “Chapeuzinho Vermelho”, do GrupOri, da unidade Jardim Oriente; “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, da unidade Parque dos Sabiás e “Vida de Cachorro”, encenada pelo grupo Honorato em Cena, composto por alunos da E. E. Honorato Faustino. O início das apresentações é às 14h.

SERVIÇO – Encerramento do 13º Fentepira e 25ª Mostra de Teatro Infantil de Piracicaba. Hoje, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Avenida Independência, 277, centro).

(Mauro Adamoli Jr)