Feriado: comércio tem horário especial

criança Comerciantes esperam vender 5,8% a mais neste ano. ( Foto: Arquivo / JP)

Com o feriado de amanhã – Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças – o comércio em Piracicaba inicia hoje horário especial com a abertura das lojas das 8h às 22h. No feriado, o funcionamento será das 9h às 16h e no sábado das 9h às 13h. Para o dia dedicado aos pequenos, a expectativa dos comerciantes é de um aumento de 5,8% nas vendas. Já o Shopping Piracicaba, na sexta-feira, as lojas do centro comercial abrirão das 11h às 22h, enquanto a praça de alimentação e lazer, das 11h as 20h. No sábado, o shopping retoma o horário normal do final de semana. O Mercado Municipal funcionará, na sexta-feira, das 6h às 12h. e os supermercados vão funcionar a critérios dos proprietários, segundo informou a prefeitura.

Com relação aos serviços públicos, a prefeitura, a Câmara de Vereadores, assim como as unidades do Poupatempo (municipal e estadual) não terão atendimento ao público neste dia 12. Permanecem em regime de plantão a partir desta sexta-feira, serviços considerados essenciais como o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), CPFL Paulista, Polícias Militar e Civil, Guarda e Defesa Civil. O transporte urbano, segundo a prefeitura, funcionará nesta sexta com horários de domingos e feriados. O setor de Limpeza Pública – varrição e coleta – funcionará normalmente nos dias estabelecidos para cada bairro e rua.

Os setores da saúde pública também terão mudança no funcionamento neste feriado. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) e unidades de Saúde da Família permanecerão fechadas, como ocorre aos finais de semana e feriados, enquanto os prontos-socorros, COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) oferecerão atendimento 24 horas. No feriado, a Central de Especialidade Odontológicas terá plantão de urgência das 8h às 15h. Neste feriado as agências bancárias não abrirão, assim como os varejões e feiras livres não terão expediente.

TURISMO E LAZER – O Zoológico Municipal e o Paraíso da Criança mantêm o horário normal – de terça-feira a domingo – das 9h às 16h. Permanecerão fechados neste feriado a Casa do Povoador, a Pinacoteca e Biblioteca municipais. Os demais equipamentos culturais como o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Museu da Água, Aquário Municipal e o Elevador Turístico Alto Mirante permanecem abertos.

(Beto Silva)