Ferroviária e XV: duelo de líderes em Araraquara

futebol O preparador físico André Ferreira: cautela com o desgaste dos atletas. (Foto: Líder Esportes)

Líder e vice-líder do Grupo 2 e próximos de garantir a classificação para a segunda fase da Copa Paulista, Ferroviária e XV de Piracicaba se enfrentam em Araraquara neste sábado (15), às 19h, na Arena da Fonte Luminosa, pela 12ª rodada da competição. Segundo colocado com 16 pontos ganhos, o Nhô Quim, que realizou um jogo a mais em relação ao adversário, pode assumir o primeiro lugar em caso de triunfo. A Locomotiva, que lidera a chave com 18 pontos somados, não vence há três jogos e precisa dar uma resposta ao seu torcedor.

“O momento é bom por conta dos resultados e pelo resgate que os atletas estão tendo em relação a suas próprias atuações. Estamos satisfeitos, eles assimilaram bem o pouco que passamos, tendo conseguido desempenhar, principalmente no cumprimento de funções, aquilo que nós transmitimos na parte tática. Isso tem nos levado aos resultados positivos”, disse em entrevista coletiva o técnico Cléber Gaúcho, que despistou quanto à escalação do XV de Piracicaba.

“Precisamos avaliar os atletas, esperamos 48 horas para ver a total recuperação. O preparador físico (André Ferreira) e o fisioterapeuta (Marcel Guarda) estão avaliando os jogadores para sabermos quais terão condições físicas ideias para o jogo. Nossa ideia é utilizar o pessoal que está mais inteiro. Se quem está jogando também está mais fadigado, e a gente sabe que precisa ‘botar’ intensidade contra a Ferroviária, é melhor ir forte e com os atletas que estão fisicamente melhores”, afirmou o treinador.

Para o jogo contra a Ferroviária, o Alvinegro conta com o retorno do volante Gabriel Tonini, que vem atuando na defesa e cumpriu suspensão diante da Inter de Limeira. O zagueiro Vinícius Simon (transição) e o atacante Marcelo Fernandes (fratura no dedinho do pé) estão fora do confronto. O goleiro Luiz Fernando e o zagueiro Doni estão liberados para trabalhar com o grupo, mas não devem ser relacionados para a partida. O Nhô Quim deve entrar em campo com Leonardo; Mario Sérgio, João Victor, Gabriel Tonini e Samuel Balbino; Fraga, Pereira e Cassio Gabriel (Renan Zanelli); Romarinho, Lucas Formiga e Welton Paragua.

INSCRIÇÕES

O goleiro Luiz Fernando, liberado para trabalhar com o grupo, foi inscrito na Copa Paulista, preenchendo a última das 26 vagas disponíveis em uma primeira lista. Como os jogadores lesionados podem ser substituídos, o zagueiro Vinícius Simon deve ocupar o lugar de João Santos, que passou por cirurgia e está fora da competição. O pedido já foi realizado junto à FPF (Federação Paulista de Futebol). No elenco principal, apenas André Cunha e William José ficam de fora da primeira fase.

O Nhô Quim também inscreveu mais 13 atletas em uma segunda lista, que é ilimitada e inclui os jogadores formados nas categorias de base do clube. São eles: o goleiro Rafael; os zagueiros João Maistro, Kauan e Muriel; os volantes David, que tem atuado como lateral-direito na equipe sub-20, Jackson e João Pedro; os meias Edmundo, Naldo e Samuel; e os atacantes Andrey, Erison, Fabricio, Gustavo Muniz e Hugo.

BASE

Pela segunda rodada da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20, a equipe júnior do XV de Piracicaba entrou em campo nesta sexta-feira (14), em Novo Horizonte, e empatou por 1×1 com o Novorizontino. No primeiro tempo, Lucas Eduardo abriu o marcador para os donos da casa, mas o time piracicabano conseguiu buscar o empate na etapa final, com o gol marcado por Fabrício. O Nhô Quim volta a campo no dia 22 de setembro, às 15h, para encarar a Portuguesa, em São Paulo.

Em busca da reabilitação, o time sub-17 do XV de Piracicaba enfrenta o Santos, neste sábado (15), às 11h, no CT (Centro de Treinamento) Rei Pelé, em Santos, também pela segunda rodada da terceira fase do Estadual. Na terceira etapa do Campeonato Paulista, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro do grupo, totalizando seis jogos, avançando para as quartas de final as duas agremiações melhores classificadas em cada uma das chaves.

(Líder Esportes)