Festa do Milho espera 30 mil visitantes em Tanquinho

A 44ª Festa do Milho de Tanquinho começa neste sábado (10) e prossegue até o dia 25, sempre aos fins de semana, com expectativa de público de 30 mil pessoas. Entre as novidades estão a parceria com uma empresa de São Roque, que trará produtos derivados da uva, como sucos e vinhos, e também com membros dos bairros de Santana e Santa Olímpia, que comercializarão produtos artesanais feitos a partir do milho. O evento é realizado pelo CRT (Centro Rural de Tanquinho) e tem o apoio do Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.
 
 A festa começa no sábado (10), às 11h, e vai até 1h. No domingo (11), o evento também abre as portas às 11h e funciona até às 20h. A entrada é franca todos os dias. Porém, aos sábados, depois das 18h, é necessário pagar ingresso, que custa R$ 6. Crianças até 10 anos não pagam, assim como idosos com mais de 65 anos.
 
De acordo com o presidente do CRT e coordenador da festa, José Albertino Bendassolli, a expectativa é atrair cerca de 10 mil pessoas por fim de semana. Para dar conta da demanda, a produção de milho começou em dezembro. “Nós temos a nossa própria produção de milho. Desde dezembro estamos cultivando nas nossas roças, que são várias porque cada uma tem um tipo de produto, um tipo de milho. Serão cerca de 100 mil espigas na festa, que serão usadas para fazer pamonha, cural, suco de milho, cuscuz, milho cozido e comidas típicas, como a polenta. Temos mais de 100 pessoas trabalhando na cozinha, voluntárias da comunidade e da parceria com a Igreja Santa Rosa de Lima, que vem desde o ano passado. Se juntar nossa segurança terceirizada, polícia, aí o número (de pessoas trabalhando na festa) chega a 300, 350 pessoas”, contou Bendassolli.
 
O CRT fechou novas parcerias para a 44ª Festa do Milho. Uma delas é com uma empresa de São Roque, especializada na produção de uvas. “É um empresário que está na região da Rota da Uva e trará para o evento produtos como suco de uva, vinho, que nós não tínhamos, pastel de belém e salgados como bolinho de bacalhau e queijo assado. Vai ter também o pessoal de Santana e Santa Olímpia com artesanato a partir de produtos de milho”, disse Bendassolli.
 
Outra novidade é que o evento terá uma área específica para que os presentes possam tirar fotos. “O pessoal pedia muito um local fixo para tirar foto, para dizer que estava na festa”, informou o presidente do CRT.
 
O evento contará ainda com suas tradicionais atrações, como o almoço com porco no rolete, baile da terceira idade e música ao vivo.