Festival de Circo recebe público de 64.105 pessoas

circo Apresentações ocorreram no Engenho Central. ( Foto: Apaa)

O 11º Festival Paulista de Circo, que aconteceu de 5 a 9 de setembro, teve público de 64.105 pessoas, que puderam assistir 65 espetáculos e intervenções da arte circense tradicional e contemporânea, gratuitos, em três lonas montadas no Parque do Engenho Central e também em centros sociais e parques dos bairros Cecap, Parque Piracicaba, Santa Fé e Vila Sônia. No ano passado, o evento recebeu cerca de 40 mil pessoas, conforme a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), responsável pela execução do festival, com realização da Secretaria de Cultura do Estado e correalização da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).

Para Elena Germani, gerente de comunicação da Apaa, os destaques desta edição foram as apresentações em bairros mais afastados da cidade, um especial todo voltado aos números de mágica no Teatro do Engenho, as oficinas de formação para profissionais e iniciantes e o espetáculo de abertura Os Reis da Gargalhada, criado e dirigido por Jairo Mattos especialmente para o festival. “O evento já se consolidou na cidade por trazer a alegria e a magia do universo do circo. Dá pra sentir o quanto as pessoas de Piracicaba e da região, que também aproveitam para curtir o evento, se entregam durante esses dias. O festival é sempre muito bem recebido e é muito esperado. É fascinante, afirmou a gerente.

Ela também comemorou o aumento no número de público. “Ano passado foram 40 mil pessoas. Este ano, mais de 60 mil. Tínhamos, por exemplo, a estimativa de atender 7.600 alunos da rede pública e atendemos 8.600. O evento foi um sucesso”, afirmou.

Rosângela Camolese, titular da SemacTur, também comentou o sucesso desta edição do festival. “A Secretaria da Ação Cultural e Turismo se sente satisfeita por poder proporcionar há sete anos um festival de circo como este ao público de Piracicaba. Os números demonstram a aceitação dos nossos munícipes e também de cidades vizinhas”, ressaltou.

(Raquel Soares)