Festival para jovens músicos, Imagine Brazil abrirá inscrições em breve

Banda Entalpia, vencedora do Imagine Brazil 2018, prepara-se para a disputa mundial. (foto: Divulgação)

Uma competição voltada para jovens músicos e que contempla a todos os gêneros musicais. Essa é a proposta do Imagine Brazil, um festival internacional que realiza sua quinta edição no País, com inscrições de 5 de agosto a 6 de setembro.

Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, o Imagine é realizado no Brasil pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora de polos de ensino do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A versão estrangeira do Imagine ocorre em cerca de 10 países.

No Brasil, o concurso permite a participação de solistas ou grupos de até oito pessoas, na faixa etária entre 13 e 21 anos, residentes no Estado de São Paulo. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, o festival incentiva o contato com diferentes culturas e a troca de experiências. O vencedor do Imagine Brazil ganha uma vaga na final internacional e workshop preparatório que ajudará no preparo para a disputa, que ocorre no ano seguinte, na Europa, com todas as despesas pagas.

A pré-seleção faz parte da primeira rodada da competição e será feita por um comitê interno da Amigos do Guri e membros do Júri. Serão analisados os formulários de inscrição e a mídia MP3 enviadas pelos inscritos e inscritas. Até 30 grupos ou artistas serão contemplados para competir ao vivo nas semifinais, que ocorrerão no mês de novembro, nas cidades de Lençóis Paulista, Caraguatatuba e São José do Rio Preto. Cada semifinal classificará três finalistas.

Nessas quatro fases eliminatórias, os participantes serão avaliados nos quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação. “Uma das principais características do festival é a pluralidade de estilos”, destaca Deborah Lobo, gestora de Projeto Especiais do Projeto Guri.

Os interessados em participar do concurso devem acessar o site http://br.imaginefestival.net/, cadastrar-se (e aguardar a mensagem de ativação do cadastro por e-mail) ou fazer o login (caso já tenha cadastro, podendo, inclusive, atualizar os dados) e preencher o questionário no campo ‘inscreva-se no festival’.

Os escolhidos para a grande final contarão com vivências inéditas, workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades.

Quem vencer o Imagine Brazil 2019 participará da final internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2020, concorrendo com vencedores de vários países, na Europa.

SERVIÇO

Inscrições (de 13 a 21 anos) – Imagine Brazil 2019, de 5 de agosto a 6 de setembro pelo http://br.imaginefestival.net/

Da Redação