Filhote de onça atropelado é encaminhado para o Zoo

Um filhote de Onça Parda (Puma) foi recebido pela direção do Zoológico de Piracicaba para tratamento no último mês. O animal, de aproximadamente quatro meses, foi resgatado por alunos e funcionários da Unesp de Jaboticabal, após ser atropelado por um trator colheitadeira e ser abandonado pela mãe. O filhote está internado sob cuidados especiais em uma clínica veterinária da cidade antes de receber alta.
 
Conforme explica o diretor do Zoo e médico veterinário, Thiago Navarro Vilalta, o filhote não deverá ter condições de ser devolvido à natureza devido ao trauma que sofreu na coluna e também por ainda não conseguir fazer suas necessidades sozinho. “O trauma que ele sofreu foi grande e ele tem certa dificuldade para caminhar. Apesar da boa recuperação, ele ainda não consegue fazer suas necessidades sozinho, motivo pelo qual resolvemos deixá-lo internado nesta clínica especializada até que ele esteja apto a conviver com os animais do nosso zoológico”, informou.
 
Vilalta lembra que a pequena onça tem se recuperado bem devido a atenção especial que tem recebido, 24 horas, de médico e enfermeira. “Aqui ela já fez diversos exames e agora passa por fisioterapia, laserterapia e acupuntura”, disse. Segundo o veterinário, a alimentação também é especial. “Ele é bem novo e sua base alimentar é o leite sem lactose. No entanto, nas últimas semanas, já começamos a oferecer carne de frango entre as mamadeiras e ele tem gostado bastante. Acredito que ele deve ficar bom muito em breve”, completou.
 
IDA AO ZOO — Após sua recuperação, o filhote de onça parda ficará no Zoo da cidade junto a outros dois animais da mesma espécie, uma fêmea de 14 anos e um outro filhote, macho, de pouco mais de seis meses. “Antes de integrá-lo àquela ambiente, vamos escolher um nome para ele por meio de concurso com a sociedade, a exemplo de outros animais que chegaram aqui no Zoo. Nossa intenção é sugerir nomes de três grandes pintores e fazer enquete para que as pessoas escolham qual mais combina com ele.”