Fim de férias e início de um novo ciclo

Após o período de férias é sempre significativo os preparativos para o retorno às aulas. Ele representa o novo e isso desperta inúmeras ansiedades aos alunos frente ao reencontro com amigos, professores, novas amizades, novos aprendizados, além de alguns medos ou novas adaptações. 
 
Nesse reinício é necessário retomar ou começar uma nova rotina, com o cumprimento de horários, sono e alimentação adequada.
 
A escola é a instituição onde a criança pode viver muitas descobertas, estimulando desafios e tendo a oportunidade de estabelecer vínculos de amizade por meio da própria autonomia. Ali, ela também é capaz de desenvolver um pouco de independência dos pais. As experiências escolares proporcionam às crianças vivências com uma diversidade de colegas, estímulo a cultura e rotina de compromissos, fatores que contribuem para constituírem e reconhecerem sua identidade.
 
Quando a criança inicia sua vida escolar é necessário que a família acompanhe seu processo de adaptação, que siga as orientações da instituição para que essa nova experiência comece de maneira saudável, evitando ansiedades e sentimentos estressantes, auxiliando dessa maneira que o processo de desenvolvimento obtenha bem-estar e sucesso nas suas vivencias que se estenderá no decorrer de sua vida, tendo como início a vida escolar.
 
Os pais precisam demonstrar cautela com as cobranças escolares, para que a criança não sinta uma pressão desmedida, podendo gerar tristeza, tensão, e até desencadear sintomas como dificuldade no processo de aprendizagem. É muito importante evidenciar o bom desempenho escolar das crianças. O ideal é que os pais estejam bastante próximos dos filhos nessa fase para auxiliar na rotina, nas tarefas de casa, da escola, nos horários e regras tanto escolares, como na relação de casa com a família. 
 
Algumas dicas importantes que auxiliam o bom desempenho e ajudam a evitar tensões e estresse é a alimentação equilibrada, para que a criança apresente uma boa capacidade de absorver conhecimentos no processo de aprendizagem; uma boa noite de sono, para que no dia seguinte possa apresentar energia e obter um bom desempenho em suas atividades; atividades físicas regulares que estimulam a melhoria da saúde física. 
 
A inserção na escola de uma criança é sempre vivida tanto pela família quanto pela criança como uma experiência nova, que possibilitará uma imensidão de sentimentos bons e ou ruins, por isso, nesse momento delicado é necessário que a família se mostre muito afetuosa e disponível ao acolhimento dessas novas vivencias que a criança compartilhará, e que os filhos possam sentir os pais seguros com relação aos cuidados que a escola oferece, e que escolham uma instituição escolar que esteja preparada para receber seu filho. Bom retorno a todos os estudantes!