Finais de conferência da NBA são definidas

Kawhi Leonard (2) arremessa para colocar o Toronto Raptors na final do Leste

As finais de conferência da NBA (National Basketball Association) foram definidas na noite do último domingo (12), após as classificações dos dois últimos finalistas, que só foram reconhecidos após o jogo 7 de suas séries. Na Conferência Oeste, o confronto será entre o atual bicampeão da NBA e presente nas últimas quatro finais, Golden State Warriors e o Portland Trail Blazers. No lado Leste, o confronto será entre Milwaukee Bucks e Toronto Raptors.

O Milwaukee Bucks, primeiro colocado na conferência Leste na temporada regular foi a primeira franquia a se classificar para a final e teve também a classificação mais “tranquila”, já que precisou de cinco jogos para eliminar o Boston Celtics, vencendo a série por 4 a 1. A única derrota veio logo no primeiro jogo no Wisconsin, quando Giannis Antetokoumpo foi bem marcado pela franquia de Boston. Porém nos jogos seguintes, “The Greek Freak” foi imparável, sendo o cestinha das partidas seguintes, com 29, 32, 39 e 20 pontos, respectivamente, levando Milwaukee a classificação.

A série entre Toronto Raptors e Philadelphia 76ers foi equilibrada do inicio ao fim. A franquia canadense venceu o primeiro jogo, porém a equipe da Pensilvânia virou o confronto vencendo os dois jogos seguintes. O Raptors venceu os jogos 4 e 5, voltando a liderar a série, porém os “Sixers” ganharam a partida seguinte e forçaram o jogo 7. Na última partida, disputada no Canadá, Philadelphia empatou a partida faltando 4,2 segundos. Porém, no estouro do cronômetro, Kawhi Leonard fez a cesta da vitória e da classificação.

No lado Oeste, o Golden State Warriors, que é o time a ser batido, continua sua dinastia após eliminar o Houston Rockets, seu principal adversário neste período. Kevin Durant (Golden State) e James Harden (Houston) travaram duelos emocionantes nos quatro primeiros jogos, com a franquia californiana vencendo os dois primeiros jogos e a equipe texana triunfando nas duas partidas seguintes. No jogo 5, Durant saiu machucado, mas Golden State conquistou a vitória. Na partida seguinte, mesmo com Houston com um leve favoritismo, brilhou a estrela de Steven Curry, que fez um segundo tempo fenomenal e os Warriors fecharam a série em 4 a 2.

O confronto entre Denver Nuggets e Portland Trail Blazers foi no papel a menos chamativa das semifinais, porém também foi cheia de emoção, a ponto de também ser decidida apenas no derradeiro jogo 7. Assim como ocorreu no confronto entre Raptors e 76ers, nenhuma das equipes ficou com uma vantagem maior do que uma vitória no confronto, com a série empatada em 3 a 3 após o jogo 6. Na última partida, mesmo jogando no Colorado (casa do Denver), O Portland de Damian Lilard e CJ McCollum foi mais eficiente e venceram o Denver de Nikola Jokic e Jammal Murray. O destaque da série foi o jogo 3, disputado em Portland e que só foi decidido após quatro prorrogações, com vitória do Trail Blazers por 140 a 137.

Os jogos das finais de conferência serão disputados nas seguintes datas:

Conferência Oeste:

Golden State Warrios x Portland Trail Blazers

Jogo 1 – 14/05 (terça-feira), às 22h, em Oakland.

Jogo 2 – 16/05 (quinta-feira), às 22h, em Oakland.

Jogo 3 – 18/05 (sábado), às 22h, em Portland.

Jogo 4 – 20/05 (segunda-feira), às 22h, em Portland.

Jogo 5 – 22/05 (quarta-feira), às 22h, em Oakland.

Jogo 6 – 24/05 (sexta-feira), às 22h, em Portland.

Jogo 7 – 26/05 (domingo), às 22h, em Oakland.

Conferência Leste:

Milwaukee Bucks x Toronto Raptors

Jogo 1 – 15/05 (quarta-feira), às 21h30, em Milwaukee.

Jogo 2 – 17/05 (sexta-feira), às 21h30, em Milwaukee.

Jogo 3 – 19/05 (domingo), às 20h, em Toronto.

Jogo 4 – 21/05 (terça-feira), às 21h30, em Toronto.

Jogo 5 – 23/05 (quinta-feira), às 21h30, em Milwaukee.

Jogo 6 – 25/05 (sábado), às 21h30,em Toronto.

Jogo 7 – 27/05 (segunda-feira), às 21h30, em Milwaukee.

As série são disputada em uma melhor de sete, portanto a equipe que vencer quatro jogos vence sua respectiva conferência e avança a final da NBA. Os jogos 5, 6 e 7 só irão ocorrer se uma das equipes não tiver vencido quatro vezes até aquela partida.

Mauro Adamoli